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Programa de excelência em gestão do Sebrae/PR e Acim encerra primeira edição

Negócios receberam selos ouro, prata e bronze, após jornada de amadurecimento
Por ASN Paraná
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Depois de uma jornada de quatro meses, 65 empresas participaram da cerimônia de encerramento do Programa Excelência no Nível Empresarial (ENE), nesta terça-feira (10), no Parque do Japão. O evento contou com cerca de 350 pessoas, entre empresários, colaboradores, autoridades e consultores do Programa, que é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e pelo Sebrae/PR.

Empresários passaram por capacitação de quatro meses. Foto: Ivan Amorin/Acim

As empresas que tiveram os melhores desempenhos foram reconhecidas com selos: 21 receberam selo ouro, cinco ficaram com prata e 19 levaram bronze. Após comparativo entre diagnóstico inicial e final, o Programa também reconheceu negócios pela evolução, além dos mais assíduos. Participaram empresas de segmentos como educação, arquitetura, tecnologia, gastronomia, esportes, shopping, saúde e turismo.

Com uma metodologia voltada para o amadurecimento dos negócios, o ENE ofereceu mais de 500 horas de consultoria e acompanhamento para garantir mais competitividade e sustentabilidade, além de 18 workshops que tiveram como temas os nove pilares do Programa: processos sistêmicos; liderança e gestão de equipe; resultados e lucratividade; gestão de relacionamento; visão estratégica; gestão da informação; cultura organizacional; inovação e adaptabilidade; e sustentabilidade.

Diante do sucesso da primeira edição do ENE, uma segunda está confirmada para 2024. O presidente da Acim, José Carlos Barbieri, ressalta que o Programa ganhou corpo com a parceria firmada com o Sebrae/PR.

“Dentro de um núcleo setorial, percebemos que algumas empresas estavam encerrando suas atividades. Iniciamos um projeto de gestão que se tornou maior do que imaginávamos, então procuramos o Sebrae, especialista em pequenas empresas. Como resultado do ENE, agora Maringá conta com dezenas negócios mais competitivos”, disse o presidente.

Segundo o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, o esforço dos empresários para melhorar o nível de maturidade do negócio e o reconhecimento com os selos representam um marco na história das empresas.

“Junto à maior entidade associativista do Brasil, aplicamos nossa missão de levar competitividade para que as empresas cresçam em excelência e em gestão. Tivemos a participação de empresas que possuem alto nível, mas que quiseram estar nesse caminho para fazer mais e melhor. E aquelas em nível inicial, que apresentaram evolução fantástica”, comentou Gussoni.

Empresários celebraram encerramento do programa nesta terça-feira (10). Foto: Ivan Amorin/Acim

Reconhecimento

O selo ouro foi entregue a empresas que atingiram mais de 89,5 pontos após avaliação, jornada de amadurecimento e devolutiva. Os negócios que obtiveram entre 79,5 pontos e 89,4 ficaram com a prata. Aqueles que obtiveram entre 64,5 e 79,4 pontos, levaram o bronze. Os demais não selaram, mas apresentaram evolução.

No mercado desde 2007, a Aprimorato Contabilidade conquistou o selo ouro. Segundo o empresário Alecio Pimenta, o objetivo foi melhorar a gestão, de olho no aumento do faturamento.

“Buscamos a evolução nos meses de Programa, nos dedicamos a todas as atividades e vimos melhorias nos nossos processos. Ajustamos bastante coisa, organizamos melhor a casa e estamos vendo os resultados no nosso dia a dia”, contou Pimenta.

Andréa Nogueira, diretora pedagógica do Centro de Educação Infantil Meu Mundo, além de conquistar o selo ouro teve o negócio reconhecido em primeiro lugar na categoria evolução. Da nota obtida no diagnóstico inicial, a empresa evoluiu 93% até a conclusão do Programa.

“Aderir ao ENE foi uma iniciativa de buscar melhoria, excelência e um novo padrão de atendimento, entendendo que processos podem estar vinculados à educação. Foi desafiador, porque no nosso segmento trabalhamos com variáveis o tempo todo. Por isso, nos dedicamos muito para poder chegar na excelência”, ressaltou Andréa.

A cerimônia de encerramento teve patrocínio de Fomento Paraná, WiFire, Labore e Sicoob.

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