Parceria entre o Sebrae/PR, Cresol e Prefeitura permite identificar os gargalos tecnológicos e quais ações são necessárias nas propriedades
Um grupo de 50 produtores rurais de São João do Triunfo, na região dos Campos Gerais, está participando do Programa de Apoio Direto a Inovação (Padi), que tem como objetivo identificar gargalos tecnológicos e propiciar a transferência de tecnologia para tornar as propriedades mais diversificadas e competitivas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sebrae/PR, a Prefeitura e a cooperativa de crédito Cresol.
A iniciativa acontece por meio do Sebraetec, que subsidia pequenos negócios no acesso a serviços tecnológicos, com foco na melhoria de processos, produtos, serviços e a inovação. Com ele, 70% do valor é subsidiado pelo Sebrae/PR e, neste caso, os outros 30% são viabilizados pela Cresol.
“É um programa gratuito para os produtores rurais e que vai ajudar a desenvolver estratégias capazes de integrar empreendedores, produtores, mercado e consumidores, contribuindo, desta forma, com o desenvolvimento econômico e sustentável de São João do Triunfo”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço.
As ações têm a duração de 12 meses e acontecem em três etapas. Na primeira é realizado o diagnóstico individual das empresas, pautado da inovação e tecnologia. Em seguida, ocorre a aplicação das melhorias e, por fim, é trabalhado o acesso ao mercado.
Para o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de São João do Triunfo, Fábio Hoffmann, a diversificação nas propriedades é fundamental permitindo, principalmente, que os produtores de tabaco possam ter mais uma fonte de renda. São João do Triunfo é considerado o maior produtor de Tabaco do Paraná e o segundo do Brasil.
“Queremos mostrar a esses produtores que é possível inovar e que eles têm potencial para isso. É um trabalho contínuo e minucioso junto a esse grupo, que tem condições de apostar na fruticultura, na produção da erva-mate, de leite, de hortaliças e verduras”, explica o secretário.
O gerente da agência da Cresol de São João do Triunfo, Daniel Kusma Xavier, observa que a possibilidade de tirar as famílias da monocultura pode beneficiar a todos.
“A ação vai apresentar as oportunidades de diversificação dentro das propriedades rurais, com o intuito de gerar novos negócios com a interação solidária”, comenta.
O Programa está em andamento no município, mas o lançamento oficial aconteceu na última terça-feira (11), na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), de São João do Triunfo.
-