Empreendedores de Sarandi, no noroeste do Paraná, serão contemplados com duas mil horas de consultorias gratuitas, em atendimentos individuais e coletivos. O objetivo do “Como vai meu negócio”, que começou nesta terça-feira (4), com a palestra de lançamento “O combustível do sucesso”, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sarandi, é auxiliar as empresas no direcionamento da gestão rumo ao crescimento.
A realização é da Associação das Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Sarandi e Região (Ampec Sarandi) e do Sebrae/PR, com parceria da Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e da Associação Comercial e Empresarial de Sarandi (Acis).
O atendimento atingirá mil pequenos negócios, com conteúdo nas áreas de vendas, finanças e marketing, com movelaria, alimentação fora do lar, comércio varejista, serviço e indústria como principais públicos do programa. Consultores do Sebrae/PR realizam um trabalho porta a porta convidando empreendedores para a participação. Interessados também podem procurar a Ampec Sarandi pelos contatos (44) 3126-3705, (44) 99942-8713 ou [email protected], além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Acis.
Além das consultorias, haverá as oficinas coletivas: “Melhore a gestão de projetos de marcenaria com ordens de serviços eficazes”; “Gestão de delivery e como montar um cardápio criativo”; “Como calcular o preço de venda”; e “Marketing digital”. Também será realizada rodada de negócios para o segmento moveleiro. As atividades vão até agosto, com entrega de certificado.
Ao longo do programa, os empreendedores serão provocados a refletir sobre como vão os negócios e a trabalhar pontos fracos, com diagnósticos e devolutivas dos consultores para apoiar tomadas de decisões rumo ao crescimento.
Cerimônia de lançamento
Participaram da apresentação do programa o presidente da Ampec Sarandi, Aristides Mossambani; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sarandi, Antoni Estigarribia; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar), Ercílio Santinoni; o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni; Maurício Rogério da Silva, presidente da Acis; e Gleison Lima Faktor, representando o Núcleo Regional de Moveleiros.
Na palestra de lançamento e sensibilização para participação no programa, os participantes aprenderam sobre comunicação assertiva com os clientes, a fim de gerar fidelização. O conteúdo foi abordado pelo palestrante Lucas Penteado, analista comportamental e estudioso em neurociência, que vem atuando na capacitação organizacional, com foco em treinamento e em desenvolvimento pessoal.
“Participei da primeira edição do ‘Como vai meu negócio’ no ano passado. Principalmente a consultoria em marketing fez bastante diferença. Consegui estruturar melhor as estratégias, ganhar seguidores reais e que se tornaram clientes. Este ano, pretendo participar novamente”, comentou o empreendedor Everson Tiago de Farias, da Estação Cursos, que viabiliza cursos a distância há sete meses no município.
“Buscar conhecimento é a nossa renovação e inspiração. Perguntem, tirem dúvidas sobre o que precisam. A técnica e a experiência do trabalho são de vocês, mas a podemos buscar eficiência junto a especialistas em gestão”, ressaltou Mossambani, da Ampec Sarandi, para o público do evento.
Representando o Sebrae/PR e a Fampepar, Ercílio Santinoni destacou o empenho de agentes de instituições locais em promover o empreendedorismo local.
“São pessoas comprometidas com o desenvolvimento de Sarandi, que pelo segundo ano possibilitam a oferta gratuita de capacitações para empreendedores. Além de desenvolvimento para cada um dos participantes, esperamos impacto na geração de emprego e renda”, frisou Santinoni.
“Existimos para servir aos pequenos negócios. É um privilégio podermos nos unir a parceiros locais para transformar a realidade do dia a dia dos empreendedores, com o compartilhamento de conhecimento e dicas para aplicar na prática”, disse o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni.
Maurício Rogério da Silva, da Acis, enfatizou o foco, além do comércio varejista em geral, em segmentos específicos nesta edição.
“Temos um setor gastronômico potente na cidade, mas que com orientações e profissionalização pode se desenvolver ainda e mais e contribuir para acelerar o crescimento de Sarandi”, observou Silva.
“A primeira edição foi um sucesso, justamente o que nos animou e ajudar a lapidar o ‘Como vai meu negócio’ para este ano. Esperamos que as mais de duas mil horas de consultorias para mil empresas façam, mais uma vez a diferença”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Estigarribia.