Nesta quarta-feira (8), a Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, sediou o lançamento do Projeto SouPG – Souvenir Criativo, que tem o objetivo de apoiar artesãos, produtores criativos, profissionais de criação no desenvolvimento de produtos inovadores e que representem Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. A iniciativa contou com inscrição de 52 participantes, sendo que 26 foram selecionados para o projeto, que vai ofertar capacitações, consultorias e mentorias para a criação de novos produtos.
Cada um dos participantes do projeto poderá criar até três souvernirs. A programação para o desenvolvimento dos produtos inclui também uma imersão no turismo, com olhar diferenciado para o município, nesta sexta-feira (10). Os profissionais participam ainda de oficinas e consultorias sobre design, além de mentorias financeiras e comportamento empreendedor. Ao final, os produtos serão entregues para curadoria e, posteriormente, no dia 9 de março, serão lançados os produtos SouPG- Souvenir Criativo.
“A capacitação dos participantes é fundamental e vai ajudar a agregar valor aos novos produtos. É mais uma forma de fomentar o turismo local, fortalecer a economia e evidenciar a identidade turística de Ponta Grossa”, explica a turismóloga Micheli Introvini Turek.
Conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, no evento de lançamento dos produtos está prevista a realização de um encontro de negócios, possibilitando acesso ao mercado entre os profissionais criativos e os possíveis compradores.
“O SouPG estimula esse olhar diferenciado em relação aos atrativos turísticos de Ponta Grossa. Quando o turista viaja e gosta do destino, ele quer comprar algo que lembre a cidade. Dessa forma, contribui com o desenvolvimento sustentável e na promoção da cidade com destino turístico. Por outro lado, vamos oportunizar que os empresários que atendem diretamente o turista conheçam as novidades e comercializem em seus estabelecimentos”, comenta Nádia.
O projeto, inédito na cidade, é uma ação entre o Sebrae/PR e a Prefeitura de Ponta Grossa através das secretarias municipais de Turismo; de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional; de Cultura; e do Departamento de Marketing e Publicidade. Fazem parte ainda a Agência de Inovação de Ponta Grossa, Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCGCVB), Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) Campos Gerais, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
“Toda essa corrente de parcerias fará do projeto um sucesso, possibilitando que os turistas tenham uma lembrança materializada de Ponta Grossa”, reforça o secretário Municipal de Turismo, Paulo Stachowiak.
-