ASN PR Atualização
Compartilhe

Rede de apoio transforma jornadas de empreendedoras curitibanas

Conheça história de três empreendedoras que, mais que parceiras de negócios, se tornaram amigas
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

A caminhada do empreendedorismo pode ser desafiadora e, nesse processo, redes de apoio e colaboração podem facilitar o caminho. E quem disse que não dá para construir laços de amizade empreendendo? No dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo, e a história de Fabiana Roberta Kieulenas, Rosana Corrêa Ferreira dos Santos e Amanda Fernandes Wuensch é um exemplo de apoio mútuo que floresceu por meio do empreendedorismo e de eventos do Sebrae/PR.

Fabiana, Rosana e Amanda compartilham suas jornadas empreendedoras, provando que a união faz a força. Fotos: acervo pessoal.

Amanda e Rosana são vizinhas de condomínio em Curitiba, morando nos blocos A e C, respectivamente. A relação começou quando Amanda comprava doces e bolos feitos por Rosana para as festinhas de sua filha. Através de anúncios no grupo do condomínio, ela descobriu as redes sociais de Rosana e passou a acompanhar as atividades.

Quando Rosana foi ao seu primeiro encontro no Sebrae/PR, da Academia Alice, mostrou sua experiência nas redes sociais. Amanda ficou curiosa e decidiu perguntar como poderia participar, já que estava no início do seu próprio negócio na área de penteados. Assim, começaram a frequentar juntas os encontros e eventos, ampliando sua rede de empreendedoras.

“O Sebrae acredita e apoia, mostra um caminho que muitas mulheres não acreditam que seja possível. Querendo ou não, muitas não têm um apoio dentro de casa, e com essas atividades e experiências veem que é possível”, disse Rosana.

Fabiana trabalha com comércio de roupas e assessórios para mulheres.

Também integrante do grupo, Fabiana começou a frequentar eventos em fevereiro deste ano, junto com sua mãe. No primeiro encontro, elas viram uma mesa onde algumas meninas estavam sentadas e perguntaram se poderiam se juntar. Foi assim que conheceram Rosana que, no encontro seguinte, trouxe Amanda. Momento esse que serviu de início de uma nova amizade e parceria, as três também passaram a participar regularmente das palestras gratuitas que ocorrem na capital.

“Trocamos muitas experiências nos encontros do Sebrae e Clube da Alice, que acontecem uma vez por mês. Temos um grupo de amigas empreendedoras e sempre compartilhamos muitas informações e experiências. É muito enriquecedor”, afirma Amanda.

A consultora do Sebrae/PR, Flávia Soares, destaca a realização de palestras, eventos e outras ações para estimular quem está no caminho do empreendedorismo.

“Além do desenvolvimento de habilidades empresariais, também vemos a importância dos laços entre as participantes. Temos workshops para diferentes setores voltados para gestão da empresa e também parceria com o Clube da Alice. Elas veem que têm esse apoio e criam um relacionamento entre si”, conta Flávia.

Palestras gratuitas acontecem na Regional Curitiba do Sebrae/PR.

Incentivo

Amanda considera o serviço da instituição como fundamental na criação de uma rede de apoio para empreendedoras, com a promoção de networking e encorajamento. Dos momentos entre amigas, surgiu outra experiência para debater e estudar melhor as finanças de seus negócios.

“Organizamos e fizemos um encontro entre nós para cada uma entender melhor e montar o seu planejamento financeiro”, conta Amanda.

Amanda Fernandes Wuensch, especializada em penteados, deixou a CLT para seguir seu sonho de empreender.

Fabiana comercializa roupas, acessórios e semijoias em seu empreendimento. Ela lembra que a amizade começou a florescer com a participação em experiências no Clube da Alice. Para ela, o Sebrae/PR foi, com toda certeza, um catalisador da amizade.

“Confesso que antes tinha dúvidas sobre como começar. Através dessa porta, pude conhecer melhor e ver o quanto podemos aprender. Venho de uma área totalmente diferente, então estou apreendendo a empreender e estou conseguindo absorver bastante conteúdo”, diz Fabiana.

Rosana destaca que essa rede colaborativa não só pode ajudar a tirar uma ideia do papel, como é um apoio para que a pessoa não desista no meio do caminho.

“Meu conselho para quem está começando é não desistir, procurar o Sebrae e acreditar que é possível ser uma empreendedora, por mais que haja desafios e dificuldades”, afirma Rosana.

Rosana encontrou no Sebrae e no Clube da Alice o apoio necessário para transformar suas ideias em realidade.

Cápsula do tempo

Entre as atividades, o Sebrae/PR também promove momentos que incentivam a troca de experiências e a solução de desafios comuns entre as empreendedoras.

Um exemplo, lembra a consultora do Sebrae/PR, Flávia Soares, foi a entrega de uma cápsula do tempo, onde as participantes escreveram seus planos para serem revisados seis meses depois.

“Após esse período, foi emocionante ver os depoimentos, contando que realmente conseguiram cumprir as metas que colocaram ali. Esse compartilhamento as fortalecem e é realmente o que buscamos aqui. Além da capacitação e do estímulo a gestão, também buscamos acolher e estimular laços como esses”, destaca a consultora.

  • Amizade
  • curitiba
  • empreendedorismo
  • Laços