A região dos Campos Gerais recebeu, na última semana, entre os dias 1º e 3 de outubro, uma missão técnica promovida pelo Sebrae/ES. O grupo, formado por 12 empresários de Garrafão, distrito de Santa Maria de Jetibá (ES), e dois analistas do Sebrae, visitou Castro e Carambeí para conhecer boas práticas em gestão, turismo e agronegócio, e fortalecer conexões com iniciativas locais.

Durante os três dias, os visitantes conheceram cases de sucesso de cooperativas, propriedades rurais e empreendimentos turísticos que valorizam a cultura dos imigrantes holandeses, traço marcante também na identidade cultural de Garrafão. A missão teve como foco promover a troca de experiências sobre modelos de gestão e inspirar novas práticas para o fortalecimento da economia local.
No primeiro dia, em Castro, o grupo foi recebido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, no Centro Histórico, onde conheceu o contexto do tropeirismo e da imigração holandesa na região. Em seguida, a delegação participou de uma experiência turística gastronômica e visitou a Agroleite, a Queijaria Melkland e o Moinho do Centro Cultural Castrolanda. O encerramento do dia contou com uma reunião integrando representantes da Secretaria Municipal, Comtur e Instância de Governança, acompanhada de um café típico na Oosterhuis.

“A missão teve como propósito promover a troca de experiências em gestão, agronegócio e turismo de experiência, além de fortalecer a identidade cultural dos descendentes de imigrantes holandeses. Tivemos aprendizados valiosos sobre a força da cooperação entre produtores e cooperativas e sobre como integrar gastronomia, patrimônio cultural e vivências pode impulsionar o turismo e valorizar as tradições locais”, destacou a analista do Sebrae/ES, Mara Rúbia Lorenzoni Lemos.
No segundo dia, em Carambeí, os empreendedores foram recepcionados nas Tortas Wolf e conheceram o Lavandário Het Dorp, além de vivenciarem experiências turísticas locais. A programação também incluiu um almoço típico no Koffiehuis, visita ao Museu Parque Histórico de Carambeí e uma recepção na Frísia Cooperativa Agroindustrial.
Para o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Castro, Kasciano Moraes, o encontro foi marcado pela troca de experiências e aprendizado mútuo.
“Recebemos o grupo capixaba na Expocenter Castrolanda, onde puderam conhecer de perto a história da Agroleite e algumas boas práticas que nasceram a partir do cooperativismo holandês em Castro. Ao mesmo tempo em que mostramos o que temos de melhor, também aprendemos muito com eles, especialmente sobre o potencial da região de Garrafão na produção de café. Esse intercâmbio de ideias fortalece os dois territórios e amplia as possibilidades de novas parcerias”, destaca Kasciano.
Para a empresária capixaba Joseane Lauvers, a missão técnica foi uma experiência transformadora, pois foi possível notar a presença marcante da cultura holandesa preservada, quanto pela parceria entre instituições como Sebrae, Senac, prefeitura, cooperativas e empresas privadas.
“Estamos há seis anos investindo no segmento de turismo e, recentemente, temos buscado resgatar a cultura holandesa na nossa região, em São João do Garrafão. Os imigrantes chegaram por volta de 1800; mas, com o tempo, muita coisa se perdeu e se misturou à cultura pomerana, que é muito forte na nossa comunidade. Voltei com a cabeça fervilhando de ideias”, conta.
Inspirada pela imersão, Joseane pretende aplicar novos conceitos no próprio negócio.
“Quero trazer mais elementos da gastronomia, da arquitetura e até mesmo dos costumes e histórias que fazem parte da nossa origem. Essa vivência nos deu mais propriedade para valorizar e contar a trajetória de um povo que foi essencial para a formação da nossa região e cuja cultura não pode se perder”, analisa.
A consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, diz que a troca de experiências entre os empreendedores capixabas e paranaenses mostrou o poder da cooperação e da identidade regional como estratégia de desenvolvimento.
“Temos a proposta da integração entre territórios, estimulando o compartilhamento de boas práticas e o fortalecimento das economias locais. Ao apoiar ações como essa, reforçamos nosso papel de conectar regiões, aproximar empreendedores e incentivar o desenvolvimento sustentável a partir das potencialidades de cada lugar”, destaca.