ASN PR
Compartilhe

Região Sul inaugura mostra colaborativa inédita no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, no RJ

Paraná integra iniciativa que conecta artesanato, turismo e sustentabilidade em mostra que celebra o bioma e a diversidade sociocultural do Sul
Por Redação
ASN PR
Compartilhe

A diversidade cultural, a territorialidade e a sustentabilidade dos três estados do Sul do Brasil ganham destaque na exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica”, que entra em cartaz no dia 15 de maio, no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. A mostra é fruto de uma iniciativa inédita realizada em colaboração entre o Sebrae/PR, Sebrae/SC, Sebrae/RS e CRAB.

Mais do que valorizar o artesanato regional, a exposição evidencia pilares estratégicos das instituições envolvidas, como sustentabilidade, educação, inclusão socioprodutiva, indicação geográfica e turismo.

Estúdio Boitatá faz um contraponto ao artesanato com uma linguagem autoral. Crédito: Estúdio Boitatá.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, destaca que a cultura paranaense estará representada com 627 peças artesanais, que envolvem 172 artesãos, de 25 unidades produtivas de artesanato.

Além disso, na abertura, serão apresentados dois pratos que usam produtos com Indicação Geográfica: brigadeiro de camomila de Mandirituba, e pão de melado batido de Capanema.

“O Paraná abriga uma das maiores áreas contínuas da Mata Atlântica, bioma que cobre os três estados do Sul e é o tema central desta mostra. As peças artesanais que estarão na apresentação unem os saberes e fazeres do trabalho manual, seu valor estético e a atenção à sustentabilidade, aspectos que buscamos evidenciar e levar aos empreendedores paranaenses”, afirma.

O Pão de Melado Batido de Capanema valoriza a tradição do sudoeste do Paraná. Crédito: Acervo Senac PR.

Rissete lembra que no ecossistema paranaense da economia criativa e artesanato, as ações andam com a parceria da Fecomércio PR, secretarias estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), do Turismo (Setu), da Cutura (SEEC), que estão levando atrações culturais como a Orquestra da Viola, a mesa gastronômica e foram parceiras na curadoria do artesanato que será exposto na mostra.

No Rio de Janeiro, a exposição reunirá peças feitas à mão com matérias-primas originárias do Bioma Mata Atlântica — como argila, madeira, fibras naturais, fios e tecidos — que revelam a riqueza dos saberes tradicionais e a diversidade étnica da região Sul. Os elementos expostos convidam à reflexão sobre histórias, desafios e contrastes, expressando uma identidade cultural rica e autêntica.

As peças do entalhador, Leandro Stefaniszen, estarão na mostra. Crédito: Acervo pessoal Leandro Stefaniszen.

Cada um dos ambientes da exposição foi concebido para proporcionar uma experiência imersiva, despertando sensações e estimulando o público a refletir sobre o passado e o presente, com um olhar atento ao futuro.

A curadoria da exposição, assinada por Silvia Baggio, especialista em cultura e criação, foi orientada por uma pesquisa poética, com registros fotográficos e audiovisuais que aproximam o espectador da vivência nos três estados do Sul do Brasil. O feito à mão, a tradição e o saber transmitido entre gerações — como o guaimbê, os bilros, as danças típicas, a prosa com um chimarrão e os costumes açorianos — são valorizados em cada detalhe.

A iniciativa também inclui ações de educação ambiental, com foco na preservação do Bioma Mata Atlântica, uso de materiais sustentáveis e incentivo a práticas conscientes e reflexivas sobre desperdício e poluição.

A exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica” conta com o apoio da Fecomércio-SC, Fecomércio-RS, Fecomércio-PR, Governo do Estado de Santa Catarina, Governo do Estado do Paraná e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Joseane Bornelli, terá peças de cerâmica na mostra colaborativa. Crédito: acervo pessoal Joseane Bornelli.
Saiba mais

O espaço expositivo de 397 m² será distribuído nos seguintes ambientes:

Foyer – Bioma Mata Atlântica: Um panorama sensorial do bioma, com apresentação de vídeo e teaser que contextualizam a exposição a partir de uma expedição pelo Sul do Brasil.

Corredor – Bem-vindos ao Sul: Destaque para os segredos do bioma na produção artesanal, com apresentação das matérias-primas e produtos selecionados pelos estados.

Sala 01 – As Curvas dos Rios, as Ondas do Mar (Sala da Cerâmica): Espaço que explora a leveza das águas e a força do barro, com peças que expressam pertencimento e identidade.

Sala 02 – Ouro Negro (Sala da Madeira e Fibras Naturais): Com ambiente intimista, destaca a madeira e sua relação com fibras naturais como protagonistas do artesanato sulista.

Sala 03 – Tecendo a Flora e a Fauna (Sala das Fibras): Valorização da flora e fauna regionais, com foco na poética artesanal e no contexto de produção.

Serviço

O quê: Exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica”.
Quando: 15 de maio a 15 de outubro, de terça-feira a sábado, das 10 às 17h.
Onde: Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro.
Quanto: Gratuito (mediante documento com foto).
Website: https://crab.sebrae.com.br/

  • artesanato
  • camomila
  • Capanema
  • Crab
  • economia criativa
  • IG
  • Mandirituba
  • Melado Batito