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Rio Negro vai promover o empreendedorismo nas escolas

O Programa Cultura Empreendedora será implementado na rede pública de ensino do município; assinatura do termo de cooperação aconteceu nesta semana
Por ASN Paraná
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O Sebrae/PR e a Prefeitura de Rio Negro assinaram, nesta terça-feira (20), um termo de cooperação para iniciar o Programa Cultura Empreendedora no município. O objetivo da assinatura do convênio é implementar abordagens e soluções educacionais especializadas no tema do empreendedorismo no ambiente da sala de aula, para conscientizar estudantes, professores e gestores sobre a importância das habilidades empreendedoras para os profissionais do futuro.

A assinatura do termo aconteceu na Escola Municipal Olavo Bilac com a presença do prefeito de Rio Negro, James Karson Valério, do secretário interino de Educação do município, Gerson Heide, do secretário de Indústria e Comércio William Mazur, e do gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo. Professores, diretores e pais de alunos também prestigiaram a assinatura do termo de cooperação.

A assinatura do termo de cooperação aconteceu na Escola Municipal Olavo Bilac. Foto: divulgação.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Alexander Paula da Silva, a parceria simboliza um caminho a ser trilhado com os alunos da rede municipal de ensino para a conscientização e a sensibilização da cultura empreendedora visando a construção de um município pautado na responsabilidade de desenvolver um ambiente favorável aos jovens.

Inicialmente, em Rio Negro, Programa Cultura Empreendedora será implantado em três unidades escolares: José de Lima, na localidade de Roseira; Venceslau Muniz, no Bairro Seminário; e Olavo Bilac no Bairro São Judas Tadeu, beneficiando em torno de 300 alunos que fazem parte do Projeto Rio Negro Integral, que atende crianças do Ensino Fundamental. A intenção da Administração Municipal é ampliar o projeto, no futuro.

“Com a implantação do Programa de Cultura Empreendedora, os alunos de Rio Negro vão participar de oficinas e atividades voltadas a desenvolver e aprimorar o empreendedorismo nessa fase de formação. A ação vai implantar, na prática, as rotinas de empreendedor desde a ideação até mesmo em feiras com apresentação de produtos e serviços desenvolvidos pelos alunos para a comunidade escolar e a sociedade”, detalhou o consultor do Sebrae/PR.

O prefeito de Rio Negro, James Karson Valério, afirmou que, cada vez mais, o município está fortalecendo os vínculos com o Sebrae/PR.

“E isto vem para capacitar nossos empreendedores locais aqui de Rio Negro, dando suporte e atendimento individualizado, podendo o mesmo inclusive vender para o Município de Rio Negro, afinal somos a maior empresa da cidade a Prefeitura”, completou.

Para Gerson Haide, secretário interino de Educação de Rio Negro, Gerson Heide, o programa de educação empreendedora implementado no município tem como foco a formação de alunos com novas habilidades apreciadas pelo mercado. Gerson acredita que essa abordagem de ensino terá um impacto positivo no desenvolvimento da região, uma vez que as mudanças de comportamento das crianças podem inspirar as famílias.

“Sabemos que o mundo do trabalho traz uma necessidade maior de indivíduos dinâmicos, criativos e pró-ativos, tecnológicos e capazes de solucionar problemas de formas inovadoras. A metodologia abordada pelo Programa está voltada para esse conceito de formação de alunos. As empresas, o comércio e o mundo precisam, com urgência, deste perfil”, afirmou.

De acordo com Gerson, a assinatura do termo de cooperação é mais um passo na busca de apoio para o desenvolvimento de ações que auxiliam o Poder Público na ampliação de possibilidades, inovações e capacitações que visem a melhoria e o fortalecimento da visão empreendedora dos futuros habitantes da cidade.

“Vai facilitar o relacionamento, pois o Programa de Cultura Empreendedora fará com que, cada vez mais, os técnicos do Sebrae estejam presentes em nossa comunidade e, naturalmente, vamos despertar nos estudantes a atitude empreendedora, dando a eles a oportunidade de avaliar e repensar o espaço em que vivem, como agentes de transformação”, destacou.

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