Com o objetivo de fortalecer o mercado para pequenos negócios do setor de alimentos e bebidas, o Sebrae/PR e Castrolanda Cooperativa Agroindustrial promoveram, nesta quinta-feira (7), uma rodada de negócios voltada para as agroindústrias das regiões dos Campos Gerais e Centro do Estado. A iniciativa, realizada dentro do Agroleite, em Castro, reuniu 15 empresas participantes, sendo oito fornecedores e sete compradores, e gerou 50 conexões comerciais entre os envolvidos.

A ação teve como foco promover o encontro direto entre produtores atendidos pelo Sebrae/PR e compradores de diferentes perfis, como redes de hotelaria, supermercados, distribuidores, restaurantes e empresas fornecedoras de refeições. A proposta foi ampliar os canais de comercialização e criar oportunidades de negócios para produtores e empresas rurais do setor da agroindústria.
Segundo a coordenadora de Agronegócios do Sebrae/PR, Caren Santos, a rodada faz parte da estratégia de fomentar o desenvolvimento dos clientes atendidos nos projetos de agronegócio da instituição, conectando-os a novos mercados e criando pontes com potenciais parceiros comerciais. A diversidade de perfis dos compradores participantes, conforme ela, amplia as chances de inserção dos produtos locais em diferentes pontos de venda e consumo.
“Com a rodada, buscamos promover a inserção competitiva das pequenas agroindústrias no mercado. Ao proporcionar esse ambiente de conexão direta com compradores estratégicos, ampliamos as oportunidades de comercialização e contribuímos para o fortalecimento da economia local. Uma ação que valoriza o que é produzido em nosso território e impulsiona o empreendedorismo rural”, destaca.

Edmilson Aparecido de Chaves, gerente de uma empresa do ramo apícola, que oferece mel do cerrado regional, com mais de 15 anos de mercado, conta com uma rede grande de parceiros tanto no mercado interno quanto externo.
“Arapoti é conhecida como a Capital do Mel, o que facilitou para a Apis Nobre Brasil aprimorar e ter os melhores produtos. A participação em rodadas de negócios possibilita ampliar nosso networking, além da nossa área de atuação. Saímos com boas expectativas da iniciativa”, diz.
A visão é compartilhada pela empresária Dariane Almeida Ancoski, que está à frente de uma empresa que produz sete tipos de geleias artesanais, feitas 100% com frutas.
“A rodada nos abriu os olhos para atender outros públicos, como redes hoteleiras, hospitais e restaurantes, por exemplo. Vamos verificar a possibilidade de mudar nossas embalagens por causa disso. Atualmente, atendemos diretamente o consumidor e estamos presentes em muitas feiras”, conta.