O Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio PR, marcou presença na Expo Turismo Paraná, 2023, um dos principais eventos voltados para profissionais do setor no País, encerrado na sexta-feira (16) em Curitiba. No estande compartilhado, foram oferecidas diversas atividades, como capacitações, painéis temáticos, encontros corporativos, entre outros.
Por meio dessas atividades estratégicas, o Sebrae/PR fomentou parcerias, troca de conhecimento e o fortalecimento das empresas locais. A presença das travel techs, negócios de tecnologia voltados para viagens e turismo, também evidenciou o potencial de inovação e tecnologia presente no mercado turístico paranaense.
Entre as atividades promovidas, sobressaíram-se as três rodadas de negócios, que reuniram 50 participantes em 218 agendas, ocorridas durante os dois dias do evento, com o objetivo de criar alianças comerciais com mercado da região metropolitana de Curitiba, operadores de turismo e empresas de inovação e tecnologia. Essa ocasião garantiu aos empreendedores a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços, contatar parceiros, criar networking e realizar acordos comerciais.
Fabíola Weinhardt Jazar, proprietária da Herança Tropeira, empreendimento familiar aberto ao público na área rural da Lapa (PR), foi uma das participantes das rodadas. Ela decidiu criar o negócio no sítio da família e se mudou para lá há cerca de dois anos. Com a ajuda do Sebrae/PR, realizou um planejamento de negócios e participou de cursos de empreendedorismo rural. Na propriedade, os visitantes podem vivenciar atividades da tradição tropeira e aproveitar a natureza, além de comprar e consumir produtos típicos da região.
“Participar da rodada de negócios foi uma oportunidade de estabelecer parcerias com agências de viagens e expandir nosso empreendimento. Recebemos feedbacks positivos que destacam o valor da nossa ênfase na história e cultura regional, sendo apreciado pelos operadores de turismo. Saímos confiantes, com perspectivas de crescimento e negócios promissores, além de grupos agendados para visitas”, diz Fabíola.
Já Higino Mandaji fala que trabalhou por quase 25 anos na operação hoteleira e entendeu suas dificuldades, principalmente relacionadas à mão de obra. Por isso, decidiu fundar a b2bhotel, uma startup que oferece soluções em mão de obra sob demanda para hotéis, atendendo grandes eventos, datas especiais ou cobrindo a falta de funcionários.
“Decidimos participar da rodada de negócios devido à nossa parceria de longa data com o Sebrae. Desde o início da b2bhotel, contamos com o seu suporte em diversos aspectos, desde a organização contábil e jurídica até a participação em eventos e programas. Nessa ocasião, conseguimos apresentar nossa solução a outras pessoas e encontrar fornecedores que possam atender às nossas necessidades”, explica Higino.
Mais ações de promoção ao turismo
A participação do Sebrae/PR e da Fecomércio PR na Expo Turismo 2023 também incluiu outras iniciativas visando fortalecer a indústria turística do Estado, como o lançamento do projeto “Curitiba na Palma da Mão — Ecossistema DTI Curitiba”, realizado pela Prefeitura no Ecossistema Curitiba DTI (Destino Turístico Inteligente), e a implementação da Trilha DTI, que visa impulsionar o crescimento e aprimoramento das empresas locais.
Além disso, foi realizado o Benchmarking Ecossistema DTI Curitiba, no qual empresários das regiões norte, noroeste, sul, metropolitana de Curitiba e centro do Estado compartilharam boas práticas e experiências, ressaltando a importância da inovação e da tecnologia para o fortalecimento da gestão inteligente dos destinos.
Gastronomia e tecnologia
No painel intitulado “Qual será o futuro da gastronomia?”, especialistas debateram as tendências e perspectivas do setor, evidenciando o compromisso do Sebrae/PR em acompanhar as transformações na área gastronômica e contribuir para um setor mais dinâmico e alinhado às demandas do público.
Além disso, a exposição das travel techs, empresas de tecnologia voltadas para viagens e turismo, apresentou soluções inovadoras e serviços para o setor turístico. Essas empresas foram selecionadas tanto do Ecossistema DTI, do Vale do Pinhão, quanto de outros programas promovidos pelo Sebrae/PR em todo o Estado.
Rodada de negócios
A atividade faz parte da metodologia do Sebrae/PR e consiste em reuniões de curta duração, nas quais compradores de médias e grandes empresas do setor selecionado se encontram com fornecedores em salas virtuais, de acordo com horários agendados e perfis de atuação. Essas ações pretendem criar oportunidades de negócios, promover a troca de informações e expandir a rede de contatos, além de proporcionar o conhecimento de mercados potenciais.
Quem tiver interesse em participar das rodadas de negócios do Sebrae/PR pode se informar no site www.sebraepr.com.br ou diretamente no ponto de atendimento de sua cidade.