Cento e setenta e cinco empresas participaram das Rodadas de Negócios e Crédito, realizadas gratuitamente pelo Sebrae/PR, na Feira do Empreendedor, em Curitiba. As rodadas, que seguem até domingo, devem gerar mais de R$ 8 milhões em negócios nos quatro dias de feira.
Um dos participantes das rodadas de negócios setoriais da indústria foi o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Sigep), Marcos Dybas da Natividade. Proprietário há 20 anos de uma empresa gráfica de rótulos e etiquetas, em Curitiba, ele conta que a rodada é importante para estreitar novos relacionamentos e encurtar processos.
“Facilitam o contato entre fornecedores e compradores. Vemos uma mudança muito forte no perfil de compras. É importante conhecer empresas que estão próximas, que podem ser potenciais clientes ou fornecedores. Isso ajuda a fortalecer a economia do município e do Estado”, diz.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmicas de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná (Sindilouça-PR), Fabio Germano, é importante fortalecer e desenvolver a indústria do Estado. Hoje, o setor de porcelana e cerâmica é representado por 17 empresas, sendo que parte delas participou da rodada.
“A rodada é importante pelo networking gerado e pela aproximação de compradores e vendedores. Campo Largo representa 75% da força de vendas do produto profissional da porcelana, por isso apoiamos movimentações que fortaleçam o setor”, comenta.
Segundo ele, a forma de se vender mudou com o implemento das tecnologias, o que reforça a importância do olho no olho e da interatividade física.
Já Luciano Antunes Corgosinho, empresário de Curitiba do ramo de eventos corporativos e culturais, participou da primeira rodada de crédito. Em 2023, esteve presente da Feira do Empreendedor como espectador.
“Nesta edição participo com objetivo de buscar financiamento para renovar a empresa que faz a locação de equipamentos de áudio para eventos. Achei algumas opções que agora vão se transformar em proposta”, relata.
O evento oferecerá tanto rodadas setoriais de indústria; turismo; comércio e serviços; agronegócios; startups e TIC, com inscrição prévia e também uma modalidade aberta, as rodadas no formato speed dating, com inscrições no local.
Essa modalidade oferecerá aos visitantes da Feira a oportunidade de apresentar seus negócios, produtos e serviços em encontros rápidos e orientados, para um público diverso, ampliando sua rede de contatos e explorando novas oportunidades de mercado.
As rodadas contam com o apoio da Fiep, Fecomércio PR, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Cresol, Sicoob, Pagbank, Sicredi Empreendedores PR e a Fomento Paraná.
-