A partir desta quarta-feira (1º de outubro), a Sala do Empreendedor de Londrina irá funcionar em novo horário: das 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. Além do atendimento gratuito estendido, a unidade também passará a oferecer novos serviços em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e com a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Intuel). As informações foram divulgadas durante evento na manhã desta terça-feira (30).
“A expectativa é que com essas ampliações, a gente possa oferecer ainda mais suporte aos microempreendedores da cidade. Atualmente atendemos cerca de 250 pessoas por dia, esperamos aumentar em pelo menos 20% a quantidade de atendimentos diários”, explica o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina, Cesar Makiolke.

Levantamento do município aponta que, atualmente, Londrina conta com 53 mil microempreendedores individuais (MEI), sendo a principal categoria entre quem empreende na cidade.
O gerente regional do Sebrae/PR, Rubens Negrão, lembrou que abrir o próprio negócio é o 3º principal sonho dos brasileiros, atrás apenas de comprar a casa própria e viajar pelo País, como apontado pela pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (GEM – 2024).
Rubens lembra, ainda, que as principais dificuldades do MEI estão conectadas a questões de planejamento e gerenciamento do negócio.

“Reforçar essa parceria é ajudar a realizar os sonhos daqueles que querem prosperar, crescer, gerar emprego e renda para a cidade. Nós atuamos no fortalecimento da equipe de atendimento da Sala para oferecer capacitação, treinamento e um suporte para quem quer empreender na nossa cidade”, afirma o gerente regional.
O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, ressalta que a ampliação dos serviços e do horário de atendimento é, também, a valorização do empreendedorismo em Londrina.
“A Sala do Empreendedor está hoje formatada para atender às diversas demandas de quem quer empreender. É um espaço adequado para quem só tem uma ideia, para quem quer formalizar o seu negócio, mas, também, para aqueles em busca de capacitação e crescimento”, destaca.
Em todo o Brasil, as Salas do Empreendedor são fruto da parceria das prefeituras municipais com o Sebrae, conforme a Lei complementar 123/2006.
Formalização
A reinauguração marca os 15 anos de Sala do Empreendedor em Londrina. O espaço iniciou suas atividades em 16 de setembro de 2010.
“Na informalidade, o empreendedor não consegue ter acesso a uma linha de crédito especial, não pode participar de licitações, não pode vender e emitir notas fiscais para outras empresas. Em todo o Brasil, as Salas do Empreendedor se transformaram na principal porta de entrada do empreendedorismo”, conta Rubens.

Novas parcerias
Durante o evento, foram anunciados dois novos serviços oferecidos na Sala do Empreendedor. Em parceria com a Acil, a partir de 1º de outubro, será oferecido vagas nos cursos do EducAcil.
“Inicialmente iremos ofertar uma vaga gratuita por curso para os MEIs atendidos pela Sala do Empreendedor. A ideia é que a gente consiga ampliar esse número em breve”, afirma o superintendente da Acil, Rodrigo Geara.
Também a partir de 1º de outubro, agentes regionais de inovação realizarão atendimentos regulares voltados para gestão e melhorias nos negócios, com o objetivo de desenvolver soluções práticas para as principais dores dos MEIs. Este serviço será oferecido em parceria com a Intuel.
Serviço
Sala do Empreendedor de Londrina
Endereço: Rua Pernambuco, 162 – Centro de Londrina
Atendimento: 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.