Dirigente das unidades do Sebrae Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins seguem até esta sexta-feira (12) em missão internacional na Bélgica e na Holanda. O objetivo da visita aos dois países é o de conhecer de perto ações de desenvolvimento de lideranças realizadas em instituições europeias. A missão é uma iniciativa do Polo de Liderança do Sebrae, realizado por meio de parceria entre unidade paranaense e a representação nacional da entidade.
O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, reforçou a importância de visitar e estar próximo de instituições de referência e dos centros de lideranças para estimular a troca de experiências entre os países.
“A missão nos possibilitou estreitar relações com instituições europeias, onde podemos desenvolver parcerias. Isso nos permite levar conteúdos e soluções para quem empreende no Paraná, além de melhorar a nossa condição de preparar as lideranças”, afirmou.
Também participa da missão o coordenador estadual do Polo de Liderança Sebrae, Julio Cezar Agostini.
A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, é quem chefia a delegação.
“Essa é uma rica oportunidade de conhecermos experiências bem-sucedidas nos campos de inovação, políticas e processos de ESG e liderança empresarial baseadas em valores de sustentabilidade e diversidade. Os europeus já têm um comportamento mais consciente nesse sentido, pois preferem produtos e serviços de empresas que tenham essas pautas na sua governança”, destacou a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho.
O roteiro da missão internacional teve início na segunda-feira (8) por meio de um encontro com a delegação do Brasil na União Europeia e com o embaixador Pedro Miguel Costa e Silva. Em um seminário foi discutido o quadro de relacionamento Brasil – União Europeia para Inovação, Desenvolvimento e Empreendedorismo. No período da tarde, a comitiva foi recebida pelo eurodeputado Javier López, presidente da Comissão das Relações da União Europeia com a América Latina, e conheceu o Parlamento Europeu.
Até sexta-feira (12), os dirigentes do Sebrae trocarão experiências e visitarão algumas instituições que servem como modelo em inovação, empreendedorismo, além de centros de referência em liderança como o Cambridge Institute for Sustainability Leadership (CISL), o Centro de Liderança Criativa, a Escola de Administração de Negócios de Rotterdam – Universidade Erasmus e a Academia de Liderança de Amsterdã.