Empresários da região dos Campos Gerais participam de jornada de inovação, com imersão vivencial
Empresários do setor de turismo de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais estão participando de uma jornada de estímulo à criação e aprimoramento de novos produtos turísticos de experiência. Desde o início de outubro estão sendo realizados workshops, mentorias e visitas técnicas junto às empresas do setor. As ações são acompanhadas por um Agente de Turismo que atua em conjunto com um grupo técnico de trabalho para a estruturação de novos produtos de turismo, em Ponta Grossa. O foco são atrativos naturais e culturais, com o estímulo à execução e fortalecimento da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
O grupo é composto por representantes do poder público, iniciativa privada, entidades de classe e academia. Um dos objetivos é potencializar o setor. A iniciativa faz parte do Projeto Rede de Agentes de Turismo, do Sebrae, tendo nessa primeira fase a execução em 14 cidades do Paraná, sendo Ponta Grossa uma das escolhidas. As ações têm como base os pilares de tecnologia, governança, experiência do turista e sustentabilidade.
Para pensar o município como DTI, o grupo técnico de trabalho conta com integrantes do poder público da Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa (Setur), Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Paraná Turismo – Campos Gerais, de entidades como a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCGCVB), Sebrae/PR, Fecomércio Sesc/Senac, Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia (SEHG), Associação Brasileira e Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Ponta Grossa (Cmeg), Casa do Artesão, academia- Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e empresários do setor.
Conforme a consultora Nádia Terumi Joboji, do Sebrae/PR, o próximo passo junto ao grupo é a elaboração, em conjunto, de ações resultantes da análise do diagnóstico realizado, visando a consolidação da cidade como um destino turístico inteligente, alinhado com as políticas públicas locais.
Para o secretário de Turismo de Ponta Grossa, Paulo Roberto Baptista Stachowiak, o Projeto Rede de Agentes do Turismo – DTI é um importante avanço, pois auxiliará a tornar a cidade mais competitiva, atraente e inovadora, tanto para os visitantes, quanto para os moradores locais.
“Com isso, toda a região dos Campos Gerais pode ser beneficiada, visto que o projeto objetiva a acessibilidade, sustentabilidade e qualificação dos atrativos turísticos. Agora, juntamente com o Sebrae e demais parceiros, a Setur participará ativamente do projeto, com o objetivo de traçar um plano de transformação para melhorar o destino”, frisa o secretário.
“A expectativa é lançar no mercado nacional e internacional novos produtos turísticos de experiência ainda em dezembro desse ano, no Festival Internacional das Cataratas, que acontece em dezembro, em Foz do Iguaçu”, comenta a consultora.
Rede no Paraná
Além de Ponta Grossa, outros 13 Agentes de Turismo estão atuando no Paraná, nas cidades de Curitiba, Guarapuava, Maringá, Umuarama, Pato Branco, União da Vitória, Foz do Iguaçu, Londrina, Jacarezinho, Apucarana, Morretes, São José dos Pinhais e Lapa.