Objetivo é trabalhar com os produtores do distrito de Rolândia, que já é considerado a capital paranaense dos embutidos
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São Martinho, distrito de Rolândia, é reconhecido como a capital paranaense dos embutidos. Agora, a prefeitura de Rolândia, em parceria com o Sebrae Paraná, vai trabalhar com os produtores e empresários locais a busca pelo registro de Indicação Geográfica (IG) dos produtos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O objetivo é organizar o grupo em uma associação para ganhar competitividade e acessar novos mercados.
A proposta foi apresentada para cerca de 20 empresas, entre produtores de embutidos de São Martinho e açougues de Rolândia, durante uma reunião técnica promovida pelo Sebrae Paraná na tarde desta terça-feira (24), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (Acir), em parceria com o governo municipal. A apresentação técnica do projeto de IG foi realizada pela coordenadora estadual de agronegócios do Sebrae Paraná, Maria Isabel Guimarães.
A turismóloga e secretária municipal de Cultura e Turismo de Rolândia, Flávia Galbero Costa Ramos, diz que já conhecia o projeto das IG e buscou a viabilidade de parceria com o Sebrae para pleitear o registro dos embutidos de São Martinho junto ao INPI.
“O distrito já é reconhecido, por lei estadual, como a capital paranaense dos embutidos e a intenção com a busca da IG é ampliar esse reconhecimento não só pela região, mas também Paraná e Brasil”, lembra.
Além de buscar o acesso a novos mercados para o grupo de produtores e agregar valor aos embutidos, a conquista da Indicação, na avaliação de Flávia, também vai trazer oportunidades para o setor de turismo e, com isso, desencadear o desenvolvimento de outros negócios locais. Entre as atividades previstas pelo projeto estão visitas técnicas a regiões que possuem produtos com IG no Paraná.
O consultor do Sebrae Paraná, Rubens Negrão, explica que o registro de Indicação Geográfica (IG) pode ser concedido por denominação de origem, indicação de procedência e marketing coletivo. “No caso dos embutidos de São Martinho, o enquadramento mais indicado é a indicação de procedência e marketing coletivo”, explica. Segundo ele, o trabalho é de médio prazo e exige planejamento, adequação das empresas, constituição de uma associação de produtores.
“A conquista da IG vai impulsionar o trabalho que já vem sendo feito em São Martinho. É uma maneira de reconhecer de forma legítima esses produtos como referência pela qualidade e características próprias. Criaremos estratégias para que os embutidos alcancem o mercado nacional e quem sabe até internacional”, afirma.
A sócia da Central Carnes de São Martinho, Rose Sanches Scuisato, participou da apresentação e ficou interessada no projeto. Ela administra, com o marido, um açougue e uma indústria de embutidos no distrito há 45 anos. “Fomos os primeiros a abrir em São Martinho, produzimos todos os tipos de embutidos”, conta. Segundo ela, os clientes vêm de Rolândia e região, mas também de fora, inclusive do Mato Grosso, pelo acesso da rodovia. Ela conta que, desde 2010, a empresa está em um novo prédio e passa por um processo de estruturação e organização dos processos.
Participaram do evento representantes da Acir; Prefeitura de Rolândia, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Vigilância Sanitária; IDR-Paraná, Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento.
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