ASN PR
Compartilhe

Sebrae/PR indica tendências como caminhos para ampliar mercado de pequenos negócios

Gratuito e com olhar para temas como comportamento, tecnologia, consumo e bem-estar, Guia de Tendências ajuda a ter olhar estratégico
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Entender o comportamento do consumidor e antecipar os próximos movimentos do mercado deixou de ser diferencial e se tornou um passo essencial para quem empreende. Por isso, o Sebrae/PR disponibiliza o “Guia de Tendências: Publicação 2025”, um material desenvolvido para quem busca inovação, relevância e conexão com o futuro.

Disponibilizado gratuitamente no portal da instituição, o estudo reúne análises e mapeamentos de padrões que moldam o consumo e o posicionamento de marcas de diferentes continentes do planeta, apresentando dados, cenários e ideias aplicáveis para quem empreende.

Material possui versões digitais e impressas, de forma gratuita. Foto: ColorShin.

Estão reunidas 28 tendências em seis macrotendências, como o valor do pertencimento, o consumo inteligente e sustentável, a busca por bem-estar, vida otimizada pela tecnologia, consumo sem rótulos e economia do agora. O guia propõe uma reflexão sobre os conflitos entre a conveniência digital, a necessidade de relações humanas autênticas e apontar caminhos sobre como pequenos negócios podem se destacar nesse cenário, oferecendo experiências reais e gerando conexões significativas com seus públicos.

Além de inspirar, o Guia funciona como porta de entrada para uma jornada de conhecimento que não termina na leitura. Oficinas, consultorias e mentorias são algumas das orientações indicadas após o consumo do conteúdo.

“O Guia de Tendências é uma ferramenta viva, construída para orientar o empreendedor com base no presente, mas de olho no futuro. Ele mostra que é possível sair da operação e ter um olhar estratégico, entendendo os sinais do mercado, os desejos dos consumidores e o papel que sua marca pode cumprir dentro desse cenário. E o mais importante: oferece caminhos reais de aplicação, o que é fundamental especialmente para os pequenos negócios”, afirma Maurício Reck, consultor do Sebrae/PR.

Empreendedores aplicam tendências e compartilham experiências

Atuando na área de segurança e qualidade de alimentos, Adriana Menegaro é proprietária da Ideal Consultoria em Alimentos e Future Foods Brazil, que tem escritório em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, onde empreende há mais de 10 anos. Ela revela que sempre identificou ser possível transformar a realidade das pequenas indústrias de alimentos, e assim nasceu a vontade de empreender.

“Acreditava que era possível levar mais organização, conformidade legal e um olhar técnico que gerasse resultado de verdade, tanto na prática operacional quanto no faturamento. Sou apaixonada em ver o impacto que a qualidade na aplicação de práticas de inovação formatadas pode gerar nos negócios”, acrescenta.

Evolução da empresa em diferentes áreas foi destacado por Adriana. Foto: divulgação. 

Nessa linha, Adriana utilizou o Guia de Tendências, que aponta como um suporte importante no desenvolvimento da sua empresa.

“Ele me ajudou a olhar para o mercado de forma mais estratégica, funcionando como uma bússola mesmo. Ao invés de apenas reagir ao que os clientes pedem, passei a antecipar demandas, identificar oportunidades e reposicionar a comunicação da consultoria de forma mais conectada com o momento atual do setor de alimentos, bem como ter um olhar mais estratégico”, comenta a empreendedora.

Segundo ela, o Guia também auxiliou na linguagem da marca, no desenvolvimento de novos serviços voltados a produtos com apelo saudável e rastreabilidade. Além disso, ela aconselha que os empresários utilizem o Guia como uma ferramenta de apoio para os seus negócios.

“Para a área de recursos humanos, colaborou em questões relacionadas a evoluções tecnológicas no ambiente de trabalho, como recursos de inteligência artificial e a própria valorização da comunicação interna com novas gerações. Vejo o Guia como o ponto de partida para pensar fora da operação e sondar o que o mundo está respirando, é uma ferramenta acessível, prática e com insights aplicáveis, mesmo para quem está no começo”, conclui Adriana.

Mapa estratégico

De Guaíra, oeste do Paraná, o empreendedor Marcelo Aquino decidiu transformar em empresa o que já fazia há mais de duas décadas: a comunicação. Publicitário, casado, já trabalhou como radialista, assessor de imprensa, locutor e mestre de cerimônias, até resolver, junto com a esposa, transformar essas experiências em serviço prestado.

“Atuamos na região de forma ampla, nos dedicamos à produção de eventos corporativos e sociais, além da assessoria política. Na área da publicidade, trabalhamos principalmente com clientes do setor público, como prefeituras e câmaras de vereadores.”

A Aqui Comunicação e Eventos foca de forma estratégica em atividades que vão ao encontro do que o mercado atual exige e, para isso, Marcelo tem utilizado como referência o Guia de Tendência 2025.

“Na assessoria política, atuo diretamente com lideranças, na construção de imagem, posicionamento e comunicação estratégica. Nesse cenário, o Guia de Tendências do Sebrae tem sido uma ferramenta essencial, especialmente neste momento em que o mundo passa por uma transformação acelerada com o avanço da inteligência artificial. Acredito que o Guia de Tendências do Sebrae é mais do que um material de consulta. É um mapa estratégico para quem deseja liderar com visão de futuro, transformar a gestão pública e gerar impacto positivo na vida das pessoas”, afirma.

Marcelo Aquino é proprietário de uma empresa de assessoria de eventos e gestão pública, em Guaíra, oeste do Paraná. Foto: Arquivo Pessoal.
Simplificação na produção

Mapeamento de oportunidades e antecipação de demandas. Está é a função do Guia de Tendências do Sebrae que apontou, na edição de 2025, o potencial global dos alimentos orgânicos: US$ 995,96 bilhões, com crescimento anual de 14,8% até 2032. No Paraná, a tendência mundial é confirmada através da Lei nº 16.751/10, que tem o objetivo de incluir gradualmente alimentos orgânicos na merenda de todas as escolas estaduais até 2030, o que garante demanda com destino certo.

Estudante João (ao centro), ao lado de equipe que participa do programa de pré-incubação, em Cambará. Foto: divulgação.

Atento a este mercado, o estudante de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), João Cláudio Michelato, está desenvolvendo um aplicativo voltado, especificamente, para alimentos orgânicos e que sirva de apoio, com o objetivo é unificar e padronizar os dados dos produtores e unidades reguladoras sobre os alimentos.

“Tinha uma ideia muito vaga sobre o mercado de orgânicos, mas sabia que havia uma oportunidade ali. Durante um evento de inovação promovido pela universidade onde estudo, apresentei minha ideia inicial. Um consultor do Sebrae estava na banca de avaliação, deu orientações e me apresentou os dados do Guia de Tendências para dar mais suporte”, conta João Cláudio.

Ainda em fase de desenvolvimento, a expectativa é que o aplicativo simplifique a vida dos produtores de alimentos orgânicos.

“Mudei a ideia que tinha com base no documento, encontrei informações que me ajudaram e, em seguida, busquei consultoria para entender o melhor modelo de negócio e resolver a dor que identifiquei”, completa.

Gratuito, o Guia de Tendências está disponível para download em: https://sebraepr.com.br/tendencias/.

  • agro
  • Ferramenta
  • guia
  • inovação
  • mapeamento
  • Simplificação
  • tendências