Serão realizadas ações para estimular o agronegócio, o turismo e o empreendedorismo no município
Visando a melhoria do ambiente de negócios e a promoção de potenciais empreendedores existentes no município, a Prefeitura de Tunas do Paraná e o Sebrae Paraná realizaram, nesta quarta-feira (10), a assinatura de parceria para realizar capacitações e para o desenvolvimento sustentável e inovação junto a empreendedores locais. Atualmente, a cidade possui 860 empresas ativas e 104 produtores rurais cadastrados.
Com duração prevista de 33 meses, serão trabalhadas atividades com os setores de turismo, agronegócio e educação empreendedora. Além disso, também estão em pauta a revisão do código tributário municipal, o desenvolvimento de novas lideranças, o apoio às compras públicas e a realização de missão técnica relacionada às experiências de turismo e agronegócio.
“Essa parceria demonstra o compromisso do Sebrae em estar presente no território e com expectativas para apoiar o desenvolvimento da cidade. Por meio do desenvolvimento de forma integrada, estaremos ao lado da Administração Municipal para que as ações possam incentivar o cooperativismo e o associativismo, a fim de ter reflexos positivos na vida do produtor rural e do empreendedor”, diz o gerente da Regional Leste do Sebrae Paraná, Weliton Perdomo.
A união com Tunas do Paraná faz parte das ações que estão sendo promovidas no Vale do Ribeira. Recentemente, o Sebrae Paraná também formalizou parcerias com as prefeituras de Cerro Azul e de Rio Branco do Sul.
“Com essa iniciativa, esperamos aumentar a qualidade da prestação dos serviços públicos ofertados à população e nos tornar um ambiente fértil para setor privado, gerando assim mais empregos e renda e trazendo mais desenvolvimento ao nosso município”, afirma o prefeito de Tunas do Paraná, Marco Antônio Baldão.
Renda no campo
A família de Marcos Lima possui um sítio arrendado em Tunas do Paraná, onde produz milho, feijão e mandioca. A produção é focada na subsistência com vendas do excesso para amigos, mas o objetivo é que a comercialização se intensifique.
“No momento, estamos limpando e preparando o solo para conseguir plantar maior área de milho e mandioca, para que a gente consiga fazer a venda desses produtos no próximo ano e, quem sabe, ser uma fonte de renda. Com essa parceria, acredito que poderemos aumentar a produção e diversificar a cultura. Tudo isso vai gerar renda para a região”, completa o produtor.
Ainda estiveram presentes, durante a assinatura, a secretária municipal de indústria e comércio, Camila Sestrem, o secretário municipal de administração, Antonio Marco Frazão Baldão e o gestor do Sebrae Paraná no Vale do Ribeira, Ivan Silva Evangelista.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.