Seja para apresentar soluções inovadoras ou mesmo comercializar diretamente seus produtos, os empreendedores da área de expositores e da feirinha Compre do Pequeno na Feira do Empreendedor 2024 tiveram uma experiência positiva. Nos quatro dias de evento, mais de 23 mil pessoas passaram pelo Viasoft Experience e o Teatro Positivo, em Curitiba, e conferiram o melhor de micro e pequenas empresas dos setores de tecnologia, recursos humanos, artesanato, produtos naturais, entre outros negócios.
Iury Carvalho, consultor do Sebrae/PR, ressalta que muitas empresas fizeram a sua estreia na feira, o que fez da edição deste ano uma oportunidade especial para negócios de diferentes setores e tamanhos.
“No geral, os representantes das empresas estão satisfeitos. Eles fizeram contatos, estabeleceram parcerias e fecharam negócios. Para muitos, era a primeira participação em um evento desse porte. Então, com certeza, estar aqui foi um momento especial, de buscar visibilidade e estabelecer novas parcerias”, aponta o consultor.
No espaço de expositores, 36 pequenas empresas apresentaram soluções para variadas questões relacionadas ao mundo dos negócios. Marcio Monson, representante da Selecty, da área de tecnologia em recursos humanos, valorizou a oportunidade de trazer soluções para os visitantes e outros expositores, que podem se tornar parceiros no futuro.
“Vimos muitos empreendedores qualificados, que sabem o querem e vão atrás de expansão, de novidades. Saímos daqui com um bom networking não só com quem nos visitou, mas também com outros colegas do espaço, que podem gerar boas parcerias”, projeta Monson, que tem a empresa em Curitiba.
Mais do que dialogar com empreendedores, a Feira do Empreendedor concretizou negócios e deixou a certeza de que os expositores terão novos clientes após o evento, como indica Cleber Boaventura, da China Venture, empresa de soluções em comércio exterior de Maringá.
“A diferença dessa feira para outras é que aqui tivemos uma resolutividade maior, ou seja, mais pessoas vieram para o nosso estande e geraram leads. Com isso, pudemos firmar alguns compromissos e nos colocar à disposição de vários empreendedores”, revela o representante.
Compre do Pequeno
A feirinha Compre do Pequeno, que reuniu 20 pequenos negócios de Curitiba e região para a exposição da marca e comercialização de produtos. A mostra apresentou, entre todos os tipos, itens de artesanato, orgânicos e cosméticos, alguns deles com Indicação Geográfica (IG).
Para os empreendedores da feirinha, a mostra pode ser considerada um verdadeiro sucesso, exemplificado na visão de Gisele Vieira, da Blooming Aromas, de Curitiba, que produz essências e perfumes.
“Sinceramente, eu não esperava que a mostra seria tão boa para o meu negócio. Nesses quatro dias, atingi vários públicos, aqui e nas redes sociais. Para se ter uma ideia do sucesso: o meu estoque de produtos, que no começo do evento estava previsto para durar 18 dias, está sendo zerado nesse último dia de feira”, conta Gisele.
O consultor do Sebrae/PR, Vilson Poltronieri Júnior, explica que a prioridade dos colaboradores da organização da feirinha foi ofertar a melhor estrutura para que esses pequenos negócios, especialmente selecionados para a mostra, pudessem pensar somente em apresentar os seus produtos e sua marca.
“Para uma primeira edição, o que tentamos fazer foi dar a condição para que esses pequenos negócios fossem bem vistos. Uma vez feito o nosso trabalho, o resto era com os próprios empreendedores, que buscaram apresentar seus produtos com a maior qualidade”, pontua o consultor.
Diferentes empreendedores, uma mesma conexão
Em um panorama geral, tanto a feirinha Compre do Pequeno quanto a área dos expositores ofereceram uma conexão especial entre diversos setores do empreendedorismo, todos em busca de visibilidade e crescimento. É como vê o representante da Otake Ateliê de Encadernação, Paulo Hirami, de Curitiba, que apresentou artigos de papelaria na feirinha.
“A diferença de outros eventos para esse é aqui existe uma dinâmica em que todos ganham: nós, que nos aproximamos de todos os públicos; os grandes expositores, que podem nos ver como potenciais parceiros e os visitantes, que se conectam com esse mundo do empreendedorismo”, conclui o empreendedor.