Nesta quinta-feira (18), o roadshow do Brasil Mais Produtivo chegou em Curitiba. Realizado na sede do Sebrae/PR, em parceria com o Senai, empreendedores puderam conhecer de perto o programa que oferece apoio para que micro, pequenas e médias empresas aumentem a produtividade, otimizem processos e façam a transformação digital dos seus negócios. O Brasil Mais Produtivo pretende impactar até 200 mil empresas industriais e realizar mais de 90 mil atendimentos a negócios do setor, nos próximos quatro anos.
O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, explicou a importância de aumentar a produtividade das indústrias através da melhor utilização de materiais, otimização das horas de trabalho e a transformação digital. Ele lembrou, também, que uma das ações previstas no Brasil Mais Produtivo é a presença dos Agentes Locais de Inovação, iniciativa que nasceu no Paraná há 15 anos.
“Temos registros de ganhos acima de 8% em produtividade, em menos de 4 meses de intervenção. É um programa que tem muito a contribuir, e queremos que as indústrias do Paraná, um estado que participa ativamente do setor industrial nacional e tem uma representatividade significativa, ganhem mais produtividade”, detalhou Rissete.
A diretora regional do Senai e reitora do UniSenai PR, Fabiane Francisconi, destacou a importância de oferecer experiências de aprendizagem para microempreendedores, possibilitando sua inserção na transformação digital e melhoria da produtividade.
“Nosso objetivo é oferecer essas oportunidades de forma gratuita, para mobilizar micro e pequenos empresários, ajudando-os a perceber a importância de otimizar os processos de manufatura, que são sinérgicos e envolvem diversos setores da indústria”, afirmou.
O coordenador de relações com o mercado da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Rafael Wandrey, comenta que os roadshows acontecem em vários estados do Brasil para promover a inovação e aumentar a produtividade nas empresas, especialmente as pequenas e médias. Através de seus 93 centros de pesquisa e mais de 10 mil profissionais, a Embrapii oferece tecnologias e consultoria para otimizar gestão, manufatura, e produção.
“O programa possui várias etapas, desde uma abordagem sistemática para melhorar a eficiência e eficácia dos processos de produção até os serviços oferecidos por consultores que vão às empresas para identificar a melhor forma de aumentar a produtividade. Os consultores indicam quais tecnologias são necessárias para esse aumento. A Embrapii oferece algumas dessas tecnologias, muitas das quais já estão disponíveis no mercado, e outras que ainda não foram identificadas, mas que podem ser desenvolvidas com recursos não reembolsáveis e com toda a infraestrutura dos centros de inovação”, discorreu.
Já o analista de fomento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marco Bruno, destacou que as ações da instituição estão alinhadas com o programa, buscando melhorar ainda mais essa sinergia com os micro e pequenos empresários.
“O que fazemos é financiar, através de crédito, as empresas para implementarem as soluções desenvolvidas com o apoio do Senai e Sebrae. Além disso, estamos transferindo recursos para o Senai, para apoiar também o desenvolvimento dessas soluções”, sublinhou.
Além do Paraná, o roadshow ainda acontecerá no, Tocantins, Rio Grande do Norte, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. Ação já passou por Ceará, Minas Gerais, Pará, Distrito Federal e Acre.
Exemplo curitibano
Leila Moreschi é a proprietária da Contec, empresa de contabilidade situada em Curitiba, com trajetória de 42 anos no mercado. Durante o evento desta quinta-feira, Leila contou sobre como ferramentas de tecnologia e inovação ajudaram na administração da Contec.
Com o apoio do Sebrae/PR, Leila começou a identificar áreas que precisavam de melhorias. Antes dessa parceria, muitas tarefas operacionais tomavam seu tempo, impedindo-a de focar na gestão do negócio.
“Posso dizer que me liberei de 80% das tarefas que fazia, conseguindo focar na gestão do negócio, implementar novas tecnologias e realizar melhorias no escritório. Coisas que antes eu não conseguia fazer porque perdia muito tempo com outras demandas, auxiliando os funcionários e setores”, disse.
Ela conta que, anteriormente ao processo de modernização, tudo era feito de modo informal na Contec, com anotações em papel. Não havia uma orientação clara para novos funcionários.
“Criamos um procedimento para cada setor, especialmente aqueles que demandavam mais a minha presença. Com esses procedimentos, os funcionários conseguiram trabalhar sozinhos, sem precisar perguntar o tempo todo. Isso se tornou um procedimento interno, guardado para que qualquer novo funcionário tenha acesso a ele. Colocamos tudo com imagens bem explicadas e fomos melhorando conforme usávamos”, detalhou
Com a reestruturação, Leila conseguiu focar mais na gestão e designou uma pessoa específica para cuidar do marketing e das redes sociais, melhorando a prospecção de clientes e a comunicação da empresa.
O empresário Nicolas Hugo Paoloni, da empresa Barbieri, também fez a apresentação de sua trajetória no evento, demonstrando as vantagens da tecnologia aliada à produtividade.
Programa
O Brasil Mais Produtivo tem como objetivo elevar a produtividade e promover a transformação digital das micro, pequenas e médias empresas brasileiras, além de apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias no País.
A iniciativa, lançada em novembro de 2023, é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) são executores do programa. No primeiro semestre de 2024, o Sebrae atendeu 26 mil pequenas empresas em todo o Brasil.
O programa oferece uma plataforma de produtividade que conecta empresas a ferramentas e cursos essenciais para a transformação digital contínua, gestão estratégica, otimização de processos industriais, consultorias especializadas, manutenção, eficiência energética e educação profissional. Ele também apoia o desenvolvimento e implementação de tecnologias, proporcionando acesso a pós-graduações especializadas focadas em produtividade e competitividade.