O Sebrae/PR, em Maringá, sediou nesta terça-feira (6) o lançamento da 16ª Expo Paraguay Brasil, um dos principais eventos voltados à promoção de negócios e à integração entre Brasil e Paraguai. Realizado com o apoio da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil (CCPB) e do governo paraguaio, o encontro reuniu empresários da região noroeste do Paraná com o objetivo de incentivar a internacionalização de micro e pequenas empresas da cidade e região. A feira internacional será realizada de 8 a 10 de setembro, em Ciudad del Este, no país vizinho.

Com o tema “Conexão Empresarial: Mercado, Exportações e Oportunidades”, o evento destacou oportunidades no Paraguai e apresentou os atrativos da Expo Paraguay Brasil. Segundo Junio Dantas, vice-presidente da CCPB e coordenador-geral da feira, esta é a principal vitrine de negócios entre os dois países.
“O Paraguai é hoje o maior parceiro comercial do Brasil – 25% do nosso comércio depende do mercado brasileiro. Além disso, há uma forte integração cultural, com mais de 400 mil brasileiros vivendo e empreendendo no país”, afirmou Dantas.
Ele destacou que a feira vai muito além de uma exposição tradicional. A programação conta com rodadas de negócios, que movimentaram mais de 203 milhões de dólares em 2024, com expectativa de alcançar 240 milhões neste ano. O evento ainda terá conferências no estilo TED Talks, competição de startups com apoio do Sebrae/PR e agenda cultural.
“Também integramos pela primeira vez a Paraguay Business Week, promovida pelo governo em Ciudad del Este. O ambiente é propício para a concretização de negócios reais”, pontuou.

O gerente regional do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, reforça o papel da instituição na preparação das empresas para alcançar esse novo mercado paraguaio.
“Este lançamento aproxima os empresários da realidade de uma feira internacional. E o Sebrae/PR está organizando uma caravana com subsídio de custos para facilitar o acesso das micro e pequenas empresas da cidade e região à Expo Paraguay Brasil, além de também atuarmos com o convênio do Peiex voltado à qualificação para exportações. São ações conectadas que ampliam as oportunidades de internacionalização das pequenas empresas do Paraná”, finaliza Gussoni.
A embaixadora María Amarilla, cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, também ressaltou a importância da parceria com o Brasil e o apoio do Sebrae/PR no lançamento da Paraguay Business Week. O evento integrará os setores privado, governamental, empresarial e de investimentos, fortalecendo ainda mais a relação entre os dois países.
María Amarilla destacou ainda a longa história diplomática entre Brasil e Paraguai, com mais de 180 anos de cooperação, e ressaltou o Brasil como principal mercado e maior investidor no país vizinho. Em meio às mudanças econômicas, o Paraguai surge como uma alternativa estratégica para a expansão e competitividade das empresas brasileiras.
“A expectativa é de um aumento significativo no número de empreendedores interessados em estreitar negócios, fortalecer cadeias produtivas e conquistar o mercado internacional de forma conjunta”, explicou María.
Jhonny Ojeda, agregado comercial do Paraguai no Brasil (com sede em Curitiba), também concorda que o atual cenário global torna o país vizinho uma alternativa estratégica para indústrias brasileiras.
“Os estados do Sul precisam enxergar o Paraguai como uma rota viável para a internacionalização. Temos estabilidade há mais de 20 anos, inflação abaixo de 4%, previsão de crescimento de 5% em 2025 e o melhor sistema tributário da América do Sul. Além de produzirem no Brasil, as empresas podem operar no Paraguai, reduzindo custos e aumentando a competitividade frente à China e à Índia”, afirmou Ojeda.

Empresários da região já estão dando os primeiros passos nesse movimento de internacionalização. É o caso de Paulo Soares da Costa, fundador da ApisNutri, de Mandaguari (PR). A empresa está em fase final de registro sanitário junto à Dinavisa (Vigilância Sanitária), no Paraguai, e deve iniciar as exportações ainda este ano.
“Já conseguimos a carta de livre comércio do Brasil, um dos documentos exigidos. Nossa expectativa é concretizar a primeira exportação até dezembro”, comentou. Além dos nutracêuticos, a empresa aposta na linha pet, que já atrai distribuidores paraguaios interessados, disse o empresário.
Missão Técnica Sebrae
A Missão Empresarial do Sebrae/PR para o Paraguay Business Week, um dos maiores eventos de negócios do Paraguai, sairá de Maringá no dia 07/09, às 22h, e retornará no dia 10/09, às 18h. O evento terá cerca de 100 expositores e mais de 3 mil participantes. Informações e inscrições pelo telefone: (44) 98829-6873.