ASN PR Atualização
Compartilhe

Com apoio do Sebrae/PR, micro e pequenos empreendedores de Maringá conhecem oportunidades da Expo Paraguay Brasil

Feira internacional acontece de 8 a 10 de setembro, em Ciudad del Este. Uma caravana com empresários do Noroeste participará do evento, para estreitar laços com o mercado paraguaio
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PR, em Maringá, sediou nesta terça-feira (6) o lançamento da 16ª Expo Paraguay Brasil, um dos principais eventos voltados à promoção de negócios e à integração entre Brasil e Paraguai. Realizado com o apoio da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil (CCPB) e do governo paraguaio, o encontro reuniu empresários da região noroeste do Paraná com o objetivo de incentivar a internacionalização de micro e pequenas empresas da cidade e região. A feira internacional será realizada de 8 a 10 de setembro, em Ciudad del Este, no país vizinho.

Expo Paraguay Brasil 2025
Sebrae/PR organiza caravana para a Expo Paraguay Brasil e reforça ações de apoio à exportação de pequenos negócios. Fotos: Carina Bernardino.

Com o tema “Conexão Empresarial: Mercado, Exportações e Oportunidades”, o evento destacou oportunidades no Paraguai e apresentou os atrativos da Expo Paraguay Brasil. Segundo Junio Dantas, vice-presidente da CCPB e coordenador-geral da feira, esta é a principal vitrine de negócios entre os dois países.

“O Paraguai é hoje o maior parceiro comercial do Brasil – 25% do nosso comércio depende do mercado brasileiro. Além disso, há uma forte integração cultural, com mais de 400 mil brasileiros vivendo e empreendendo no país”, afirmou Dantas.

Ele destacou que a feira vai muito além de uma exposição tradicional. A programação conta com rodadas de negócios, que movimentaram mais de 203 milhões de dólares em 2024, com expectativa de alcançar 240 milhões neste ano. O evento ainda terá conferências no estilo TED Talks, competição de startups com apoio do Sebrae/PR e agenda cultural.

“Também integramos pela primeira vez a Paraguay Business Week, promovida pelo governo em Ciudad del Este. O ambiente é propício para a concretização de negócios reais”, pontuou.

Expo Paraguay Brasil, comitiva do Paraguai
Da esquerda para a direita: Lígia Blanco, monitora do Peiex; María Amarilla, cônsul-geral do Paraguai em Curitiba; Wendell Gussoni, gerente regional do Sebrae/PR; e Junio Dantas, vice-presidente da CCPB e coordenador-geral da feira.

O gerente regional do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, reforça o papel da instituição na preparação das empresas para alcançar esse novo mercado paraguaio.

“Este lançamento aproxima os empresários da realidade de uma feira internacional. E o Sebrae/PR está organizando uma caravana com subsídio de custos para facilitar o acesso das micro e pequenas empresas da cidade e região à Expo Paraguay Brasil, além de também atuarmos com o convênio do Peiex voltado à qualificação para exportações. São ações conectadas que ampliam as oportunidades de internacionalização das pequenas empresas do Paraná”, finaliza Gussoni.

A embaixadora María Amarilla, cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, também ressaltou a importância da parceria com o Brasil e o apoio do Sebrae/PR no lançamento da Paraguay Business Week. O evento integrará os setores privado, governamental, empresarial e de investimentos, fortalecendo ainda mais a relação entre os dois países.

María Amarilla destacou ainda a longa história diplomática entre Brasil e Paraguai, com mais de 180 anos de cooperação, e ressaltou o Brasil como principal mercado e maior investidor no país vizinho. Em meio às mudanças econômicas, o Paraguai surge como uma alternativa estratégica para a expansão e competitividade das empresas brasileiras.

“A expectativa é de um aumento significativo no número de empreendedores interessados em estreitar negócios, fortalecer cadeias produtivas e conquistar o mercado internacional de forma conjunta”, explicou María.

Jhonny Ojeda, agregado comercial do Paraguai no Brasil (com sede em Curitiba), também concorda que o atual cenário global torna o país vizinho uma alternativa estratégica para indústrias brasileiras.

“Os estados do Sul precisam enxergar o Paraguai como uma rota viável para a internacionalização. Temos estabilidade há mais de 20 anos, inflação abaixo de 4%, previsão de crescimento de 5% em 2025 e o melhor sistema tributário da América do Sul. Além de produzirem no Brasil, as empresas podem operar no Paraguai, reduzindo custos e aumentando a competitividade frente à China e à Índia”, afirmou Ojeda.

Expo Paraguay Brasil, Jonny Ojeda
Encontro reforça parcerias para a internacionalização dos pequenos negócios. Na imagem, Jhonny Ojeda, agregado comercial do Paraguai no Brasil, com sede em Curitiba.

Empresários da região já estão dando os primeiros passos nesse movimento de internacionalização. É o caso de Paulo Soares da Costa, fundador da ApisNutri, de Mandaguari (PR). A empresa está em fase final de registro sanitário junto à Dinavisa (Vigilância Sanitária), no Paraguai, e deve iniciar as exportações ainda este ano.

“Já conseguimos a carta de livre comércio do Brasil, um dos documentos exigidos. Nossa expectativa é concretizar a primeira exportação até dezembro”, comentou. Além dos nutracêuticos, a empresa aposta na linha pet, que já atrai distribuidores paraguaios interessados, disse o empresário.

Missão Técnica Sebrae
A Missão Empresarial do Sebrae/PR para o Paraguay Business Week, um dos maiores eventos de negócios do Paraguai, sairá de Maringá no dia 07/09, às 22h, e retornará no dia 10/09, às 18h. O evento terá cerca de 100 expositores e mais de 3 mil participantes. Informações e inscrições pelo telefone: (44) 98829-6873.

  • Ciudad del Este
  • Expo Paraguay Brasil
  • exportação
  • feira internacional
  • maringá
  • Micro e Pequenos Empreendedores
  • oportunidades
  • paraguai