ASN PR
Compartilhe

Direcionamento estratégico vai fortalecer o setor de tecnologia, no sudoeste do Paraná

Estudo apontará caminhos e definirá ações para o desenvolvimento do Núcleo Beltronense de Tecnologia da Informação e empresas vinculadas
Por ASN PR
ASN PR
Compartilhe

O Sebrae/PR, em parceria com Núcleo Beltronense de Tecnologia da Informação (Nubetec), está atuando na formalização de um documento de direcionamento estratégico voltado ao setor de Tecnologia da Informação (TI), de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. A intenção é que, por meio do estudo, possa ser iniciado um planejamento ainda em 2025 com ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do setor para os próximos anos.

A pesquisa foi construída a partir de uma análise completa do cenário local e regional, com o mapeamento da situação do Núcleo. Além disso, foram realizados diagnósticos de maturidade, avaliação das capacidades técnicas das empresas, oportunidades, desafios e as demandas tecnológicas das indústrias locais e da administração pública, além de clientes.

Estudo apontará caminhos e ações para o desenvolvimento do Nubetec e empresas vinculadas. Foto: Divulgação

Consultor do Sebrae/PR, Juliano Lima explica que a busca por um direcionamento surgiu da vontade de ter um setor mais pujante e com uma visão de futuro.

“Entre tantos aspectos, essencialmente esse estudo irá nos mostrar para que caminho o setor de tecnologia está olhando, como se posicionar frente às mudanças, aonde queremos chegar e de que forma vamos alcançar objetivos, em especial o de desenvolvimento do setor. E tudo isso é fundamental para termos uma visão de futuro para os próximos anos, com a área de tecnologia ainda mais fortalecida”, comenta o consultor.

Para chegar a um denominador, a empresa responsável pelo planejamento, a Rookau, promoveu também workshops voltados para uma percepção de futuro e metas, além de um direcionamento para consolidar parcerias e fortalecer a identidade do Nubetec. Do início ao fim, o programa levou aproximadamente dois meses entres pesquisas, visitas e apontamentos. Será entregue ainda um relatório final.

Coordenador do Nubetec, Thiago Casagrande, entende que o direcionamento é um momento chave para o setor no Município.

“Todo o levantamento nos trouxe muitas respostas para dúvidas sobre o posicionamento do Núcleo e o que as empresas esperam dele. Enquanto instituição que representa a área de tecnologia, vemos isso como primordial para canalizarmos forças em 2025 e termos objetivos claros, um trabalho ainda mais alinhado e contínuo”, explica Thiago.

Visão estratégica e foco

Na avaliação do presidente do Conselho Municipal de Inovação, Cledson Lodi, a participação dos atores neste processo poderá trazer resultados para todos.

“Vemos o Nubetec como um ator importante dentro do ecossistema de inovação em Francisco Beltrão. Por isso, entendemos que essa participação empresarial é fator preponderante para que tenhamos uma visão coesa do todo, aumentando as nossas chances de sucesso. Com isso, temos a possibilidade de contribuirmos com o desenvolvimento do cenário municipal e especialmente o regional”, pontua Cledson.

Além de fortalecer a identidade do Núcleo, os trabalhos seguem com o intuito de estabelecer iniciativas de médio e longo prazos, como a internacionalização de negócios, a expansão de redes de contato e o desenvolvimento cada vez maior de profissionais para a área.

Empresário do setor, Ulisses Constantini, diretor da Parseint, que atua em soluções para food service, entende que as empresas ganharão também a partir do viés estratégico.

“Esses trabalhos têm nos feito compreender quais pontos devemos focar, o que devemos mensurar e que estratégias devemos adotar para construir tudo aquilo que almejamos para o setor da tecnologia. Tudo isso, no final, nos permitirá ter um caminho bem definido de ações para o Nubetec e para as empresas associadas, naturalmente culminando em um desenvolvimento e que terá reflexos positivos importantes”, conclui.

  • desenvolvimento
  • Ecossistema de Inovação
  • tecnologia