De olho no potencial turístico de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, o Sebrae/PR concluiu no último sábado, 15, a Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência. A Jornada reuniu, ao longo de 2025, empreendedores de diversas áreas para que pudessem contribuir para solidificar cada vez mais o turismo e potencializar seus produtos de olho na conexão entre os visitantes do município e os empresários.
A Jornada de Formatação acontece desde 2022 e neste ano contou com a participação de 18 empreendedores e oito produtos finalizados de empresários de diversas áreas como: alimentos e bebidas, lazer, hotelaria, tecnologia, entre outras. A iniciativa já alcançou mais de 50 empresários na região e validou mais de 30 produtos turísticos de experiência.

O caminho de formatação acontece a partir de diversos encontros, que abordam desde o conhecimento do Turismo como atividade econômica, imersão na história do município, aspectos de comercialização e a formatação de novos produtos. Todos os produtos da região e de outras localidades do Paraná estão no catálogo do Sebrae/PR e podem ser acessados aqui.
Jornada
A empreendedora Daiana Vieira Gruber, da Dai Gruber Doces Artesanais, participou da jornada. Segundo ela, a experiência em participar foi incrível e despertou para novas ideias e o desenvolvimento de novos produtos.
“O convite para participar foi um pouco inesperado, mas aceitei o desafio. Foi aí que criamos uma box com doces que trazem um pouco da tradição do sudoeste do Paraná. Então, criei a caixa com os bombons de pato com quatro sabores: bergamota, polenta com queijo, sagu e pinhão. As pessoas têm experimentado e tem sido um sucesso, o que aquece ainda mais o coração da gente”, conta a empreendedora.

O empresário Cassio Lotti, do Recanto Silvestre, conta que participar da jornada trouxe muitos pontos positivos e que ajudaram na formatação de novos produtos para os visitantes.
“O primeiro é o networking o que contribui para a gente trocar mais informações. O segundo ponto é o desenvolvimento de uma metodologia para a construção de um produto turístico e o terceiro é o próprio produto em si, que nos permite termos mais visibilidade, expandir e pensar em coisas novas para o nosso espaço”, acrescenta Cassio.
Protocolo de Intenções
Durante o evento também foi assinado um Protocolo de Intenções para a Constituição do Ecossistema Pato Branco Destino Turístico Inteligente, que registra o compromisso de diversas instituições em trabalhar de forma integrada pelo desenvolvimento turístico de Pato Branco, a partir de uma agenda de ações conjuntas e um grupo de trabalho.
O documento foi assinado pelos representantes da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB); da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná (ADR-Sudoeste); do Grupo Limber Software; do Núcleo de Tecnologia da Informação de Pato Branco (NTI); da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco; do Sebrae/PR, Senac PR, Sesc/PR, Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Sudoeste do Paraná (SHBRS) e da Zapping Consultoria, Arquitetura e Design, e do Conselho Municipal de Turismo de Pato Branco (Comtur).
O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, ressaltou a importância de fortalecer conjuntamente o turismo na cidade e na região.
“O Sebrae tem atuado como indutor do desenvolvimento do turismo em Pato Branco e todo o sudoeste. Este é um momento significativo, porque damos mais um passo para unificar esforços e impulsionar toda a cadeia turística. A partir do próximo ano, vamos intensificar ainda mais esse trabalho, qualificando as empresas e preparando o ambiente empresarial para acompanhar esse movimento”, afirma Cesar.

O presidente do Comtur, Kauê Felipe Cichocki, destacou que a parceria entre as instituições é uma oportunidade de valorizar os produtos desenvolvidos no município.
“Reunimos um pouco de cada área, seja gastronomia, hotelaria, doces, bebidas, lazer, entre outras, tudo pensado em evidenciar o que há de melhor em nossa cidade. Um dia como o de hoje é essencial, para que possamos definir prioridades dentro do ecossistema de turismo, fortalecer o setor e tornar Pato Branco uma cidade ainda mais atrativa”, ressalta Kauê.
