Por meio dos contratos de concessão de empréstimos de microcrédito, entre janeiro e julho deste ano, a Fomento Paraná repassou mais de R$ 7 milhões para empreendedores da região oeste paranaense. Os valores são destinados a empreendedores, empreendimentos ou pessoas físicas que estão iniciando suas empresas.
Na região oeste do Estado, isso é possível por meio do trabalho de 73 agentes de crédito, que atuam junto a prefeituras e Salas do Empreendedor em 44 municípios. São ofertadas linhas de microcrédito para Pessoa Física e Pessoa Jurídica e linhas de crédito via Banco da Mulher Paranaense e Banco do Empreendedor em projetos como fomento turismo; manutenção do negócio; construção, ampliação e reformas; máquinas e equipamentos; energias renováveis, e inovação, pesquisa e desenvolvimento.
Encontro regional
Visando ampliar os atendimentos aos empreendedores paranaenses, a Fomento Paraná em parceria com o Sebrae/PR, iniciou, nesta terça-feira (22), uma rodada itinerante de encontros regionais dos agentes de crédito. O primeiro evento foi realizado em Cascavel e tem como objetivo oportunizar formação continuada para o fortalecimento da Rede Estadual de Agentes de Crédito.
“É um momento para trocar experiências, conhecer boas práticas e ter acesso às informações de produtos e serviços da Fomento Paraná e do Sebrae. Nestes encontros, também trabalhamos com temas específicos para contribuir com o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e comportamentais dos agentes”, detalha o diretor de mercado da Fomento Paraná, Vinícius Machado.
Ainda de acordo com ele, a participação do Sebrae/PR é essencial, visto que capacita os agentes de crédito junto com a Fomento, além de orientar sobre a busca pelo crédito consciente através da oferta de cursos e consultorias gratuitas para os empreendedores, diagnosticando, também, as principais dificuldades que eles apresentam.
“Nós oferecemos as consultorias para os empreendedores e ainda temos alguns fundos de aval em algumas linhas. É um trabalho complementar, que beneficia diretamente os paranaenses. Falamos muito sobre divulgar os projetos e programas para a população e os agentes são essenciais nessa tarefa”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Adir Mattioni.
Mais Finanças
Ainda durante o encontro, foi apresentado o Programa Mais Finanças, que visa articular e disponibilizar soluções que possibilitem aos pequenos negócios o acesso consistente aos serviços financeiros. Serão três frentes de atuação: educação e orientação financeira; articulação institucional; e renegociação financeira.
Para isso, os agentes de crédito terão uma programação específica, com: encontros regionais e estaduais; atendimentos específicos; oficinas, palestras e workshops; e soluções de educação e orientação.
Feira do Empreendedor 2023
Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.