Cerca de 210 representantes de 42 municípios da região oeste do Paraná se reuniram, nesta quinta-feira (16), em Cascavel, para o Encontro Regional de Melhoria do Ambiente de Negócios e Políticas Públicas dos Territórios Oeste e Cantuquiriguaçu. O evento, realizado pelo Sebrae/PR por meio dos Programas Cidade Empreendedora e Território Empreendedor, visa promover discussões e troca de experiências entre os gestores regionais, com o objetivo de proporcionar a melhoria do ambiente de negócios para os pequenos negócios.
“Nosso foco é o empresário e através de boas práticas, políticas públicas implementadas e uma governança forte, conseguimos obter essa melhoria contínua do ambiente de negócios”, indica o consultor do Sebrae/PR, Adir Mattioni.
Ainda de acordo com ele, o evento, que está em sua sétima edição, se consolidou como um ponto de troca de experiências entre gestores e, por isso, tem aprimorado a sua programação ano após ano, acrescentando temas que podem auxiliar diretamente no dia a dia da política. Neste ano, por exemplo, o dia foi dividido em dois momentos: o primeiro, pela manhã, com foco em assuntos mais técnicos; e a tarde, com assuntos voltados a estratégia de desenvolvimento.
“Importante salientar que estamos vivendo um momento que antecipa as trocas de gestão e de alguns mandatos, por isso, os temas trazidos aqui reforçaram muito a relevância de se fazer planos duradouros e políticas públicas que perdurem para além de um mandato. Tivemos a participação do Governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento, Junta Comercial e Tribunal de Contas do Estado, que trouxeram temas mais técnicos, bem como palestras sobre o desenvolvimento econômico dos municípios, lideranças e novos modelos de governança”, complementa Adir.
Maristela Miranda, secretária de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, foi uma das participantes. Segundo ela, considerando este momento pré-eleitoral, o evento se torna ainda mais relevante.
“Ainda dá tempo de fazer muito pelos municípios. O encontro nos traz essa percepção e nos incentiva, mostrando que a responsabilidade que temos é, sim, medida em quatro anos, mas que ela vai muito além desse tempo. Por isso o evento nos traz um momento valioso de trocas, inspiração e de planejamento em prol da sociedade”, evidencia Maristela.
A vice-prefeita de Quedas do Iguaçu, Edith Helma Maier, também considerou o evento positivo.
“Sou professora aposentada e valorizo muito esses momentos porque aqui são apresentadas inovações, casos de sucesso e projetos que deram certo na região. Nós, que somos gestores públicos, sonhamos com uma cidade melhor e aqui temos um reforço para que este objetivo seja alcançado”, comenta.
Ainda de acordo com ela, um dos destaques foi a apresentação do Programa Foz Desenvolve, de Foz do Iguaçu.
“O projeto que eles desenvolveram com os microempreendedores individuais [MEI] e as empresas de pequeno porte para realizarem pequenos reparos nas escolas e outras estruturas públicas é muito bom. Com certeza, é uma ideia que tentaremos levar para Quedas do Iguaçu”, finaliza.
Programação
O Encontro Regional de Melhoria do Ambiente de Negócios e Políticas Públicas dos Territórios Oeste e Cantuquiriguaçu contou com a parceria da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná (Cacicopar), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e Programa Oeste em Desenvolvimento (POD).
Entre os temas trabalhados, estiveram a nova lei de licitações, políticas públicas para micro e pequenas empresas e credenciamento, com o Tribunal de Contas do Estado; Plano de contratações anual (PCA), com a Secretaria de Planejamento do Estado; e Programa Descomplica Paraná, com a Junta Comercial e a Casa Civil.
Também foi realizada uma apresentação do Programa Foz Desenvolve; gestão do futuro; desenvolvimento territorial com base nas potencialidades locais; e “o sentido da vida está em fazer sentido à vida de alguém”.
-