Mais de 190 empresários paranaenses das cidades de Curitiba, Londrina, São José dos Pinhas, Maringá e Cascavel se preparam para participar da 16ª Expo Paraguay Brasil, que acontece de 8 a 10 de setembro, em Ciudad del Este, no Paraguai. O evento, organizado pela Câmara de Comércio Paraguai Brasil (CCPB), é considerado o mais importante do setor quando o assunto é a realização de negócios entre os dois países.
A Expo Paraguay Brasil é o espaço estratégico para a realização de novos negócios conforme os números da última edição, em 2024, quando movimentou mais de 203 milhões de dólares e se firmou como uma plataforma de prospecção e networking.
Há 14 anos, o Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio/PR, Sistema Fiep e a Ocepar, atua como agente de facilitação e integração entre micro e pequenos empreendedores paranaenses no processo de internacionalização empresarial. Neste ano, uma novidade será uma caravana de 49 startups paranaenses para o evento.
O coordenador de Mercado Empresarial do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, afirma que a instituição prepara os empreendedores para atuarem com segurança e competitividade no exterior.
“Enxergamos a Expo Paraguay Brasil como a plataforma ideal para o ‘voo doméstico da internacionalização’. É o momento para o pequeno negócio do Paraná sentir a dinâmica do mercado externo em um ambiente estratégico, com acesso privilegiado e custos competitivos. Nós fornecemos o plano de voo: a preparação, as conexões e o suporte para que essa primeira experiência internacional se converta em oportunidades reais” explica Rolim.

O Sebrae/PR também dá suporte aos empresários interessados em participar do evento, organizando caravanas empresariais, desenvolvendo materiais técnicos e conteúdos sobre o mercado paraguaio, além de guias práticos a respeito do comércio internacional.
O diretor de Relações Internacionais da Fecomércio/PR e líder do RI4, formado pelas federações Fecomércio/PR, Fiep, Ocepar e Sebrae, Rui Lemos, explica que reuniões preparatórias foram realizadas para definir os produtos que estarão em comercialização no evento.
“Realizamos ações para o fortalecimento dos empresários paranaenses junto à Câmara de Comércio do Paraguai. Existe uma grande oportunidade na área de alimentos, mas, especificamente nesta edição, que já pode ser considerada mais robusta, as empresas participantes representam diversos setores da economia”, destaca Rui.
Paraná e Paraguai
Atualmente, o Brasil é um dos principais propulsores da economia paraguaia, respondendo por cerca de 25% da dependência comercial do país vizinho.
Nos últimos anos, estima-se que mais de 250 indústrias brasileiras tenham se instalado no Paraguai, atraídas pelo regime de maquila — sistema de importação e exportação que permite a empresas estrangeiras ou locais através de filiais e parcerias no Paraguai, produzirem bens para exportação com benefícios fiscais, como a suspensão de impostos sobre a importação de matérias-primas e insumos.
Essa integração tem gerado milhares de empregos, fortalecimento das cadeias regionais e aumento da competitividade dos dois países no Mercosul.
O diretor da CCPB e coordenador-geral da Expo Paraguay Brasil, Junio Dantas, reforça a importância da participação do estado do Paraná, de grande relevância na consolidação desse evento que já passa de 15 anos.
“Na Expo, teremos o Pavilhão Paraná. Empresários paranaenses terão acesso direto a potenciais parceiros paraguaios, investidores internacionais e instituições de apoio. Em 2025, as oportunidades vão desde a exportação de produtos e serviços e instalação de unidades produtivas no Paraguai, até alianças estratégicas em setores como indústria, tecnologia, logística e agronegócio”, projeta.

Rodadas de negócios
A expectativa da organização é reunir, neste ano, mais de 500 empresas de mais de 40 setores, interessadas em parcerias e negócios concretos.
A programação da Expo será dividida em três dias de atividades práticas para empresários, incluindo painéis temáticos com especialistas, rodadas de negócios, exposições, apresentações, eventos culturais e networking.
As rodadas de negócios são organizadas pela Câmara de Comércio Paraguai Brasil e operadas pela União Industrial Paraguaia (UIP). Essa é uma oportunidade de expansão para que empresas inscritas se insiram no mercado paraguaio e estabeleçam novas parcerias.
Os empresários interessados devem realizar a pré-inscrição tanto para o evento quanto para compor as rodadas de negócios pelo link: https://accesosparaguay.com/WEEK2025/.

De acordo com os organizadores da Expo, a edição de 2025 reunirá mais de 5 mil participantes, entre empresários, executivos e investidores do Brasil, Paraguai e de outros países. Serão mais de 140 estandes, além de painéis, conferências e espaços setoriais, criando um ambiente único para networking e fechamento de parcerias em poucos dias.
-