Com foco na sustentabilidade, programação contempla palestras, workshops e exposição de soluções para os municípios
Começou nesta quarta-feira (16), em Foz do Iguaçu, o Governo 5.0 – Desenvolve Paraná, promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Sebrae/PR e o Governo do Estado. O evento tem como objetivo promover discussões sobre gestão pública, sustentabilidade, desenvolvimento municipal e recebe gestores públicos paranaenses, entre prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças.
Neste ano, o tema é “sustentabilidade a serviço da população” e, por isso, a programação abrange palestras, workshops e discussões de casos que evidenciam o desenvolvimento sustentável das cidades.
“Sustentabilidade não é um ponto final, mas um caminho que deve ser percorrido diariamente por todos nós, gestores públicos. O mundo enfrenta os desafios das mudanças climáticas e passa por uma transformação energética sem precedentes, o que exige grandes esforços de toda a sociedade para construir políticas mais inovadoras”, avaliou o governador do Paraná, Ratinho Junior.
Para o presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, esse planejamento conjunto é que fará com que os municípios avancem na área.
“Temos um governo amigo, que apoia os municípios paranaenses para que possamos continuar crescendo e desenvolvendo nossas cidades com sustentabilidade e geração de renda”, completou.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, destacou como as práticas sustentáveis impactam nas empresas, inclusive nas micro e de pequeno porte.
“A sustentabilidade pode ser lucrativa para os pequenos negócios, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais e acrescenta valor social a uma empresa e a toda a cadeia produtiva. É uma nova forma de pensar. Temos que trilhar esse caminho”, afirmou.
Tioqueta acrescentou que o desenvolvimento sustentável envolve “a criação de um ambiente cada vez melhor para as pequenas empresas, orientado para que existam práticas de empreendedorismo nos municípios, por meio de políticas públicas, polo de lideranças, educação empreendedora nas escolas, Salas do Empreendedor, simplificação e desburocratização, facilidade de acesso a crédito, incentivos à inovação e tecnologia, bem como, o aumento das compras públicas de fornecedores locais.”
Programação
Entre os destaques da programação, estão palestras e painéis temáticos, que começaram nesta quinta-feira (17). Inicialmente, o sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems e responsável pelo Ranking Connected Smart Cities, Willian Rigon, conversou com os participantes sobre cidades inteligentes e sustentabilidade.
Depois, foi aberta a visitação dos estandes no local. Um dos expositores é o Sebrae/PR, que apresenta aos participantes os programas e possibilidades de parceria que existem para que os municípios fortaleçam seus ambientes de negócios e, com isso, apoiem o crescimento dos pequenos negócios.
“Somos parceiros dos municípios e estamos aproveitando o evento para demonstrar algumas das soluções que podemos levar para as cidades, como o Programa Cidade Empreendedora, que implementa políticas públicas de apoio às micro e pequenas empresas e ajuda a implementar a Lei Geral, fomentando a geração de emprego e renda”, enfatiza o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Luiz Antônio Rolim de Moura.
No local, também estão sendo apresentados os termos de parceria para abertura de Pontos de Atendimento ao Empreendedor e das Salas do Empreendedor, nos municípios. Além disso, programas de desenvolvimento de educação empreendedora, desburocratização, inovação e empreendedorismo são detalhados para os visitantes, a fim de aumentar a inserção em meio aos 399 municípios paranaenses.
Ainda nesta quinta-feira (17), serão disponibilizados workshops temáticos desenvolvidos pela Assembleia Legislativa do Paraná e um painel mediado por Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, com participação do vice-governador Darci Piana e do presidente da AMP, Júnior Weiller, sobre a força e as oportunidades de desenvolvimento dos municípios do Paraná.
Na sexta-feira (18), haverá apresentação do Sistema S, Assembleia Extraordinária da AMP e um workshop conduzido pela Itaipu Binacional.
O Desenvolve Paraná – Governo 5.0 ocorre no Hotel Rafain Palace & Convention, em Foz do Iguaçu, e é uma realização da AMP e do Sebrae/PR, com o apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Paraná, Itaipu, Sanepar, Copel, Compagás, Portos do Paraná, BRDE, Celepar, Cohapar, Fomento, secretarias e órgãos estaduais.
Estiveram presentes o governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior; o vice-governador, Darci Piana; o presidente da AMP, Júnior Weiller; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Fernando Moraes; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Roberto Zilkoski; a presidente do Movimento das Mulheres Municipalistas do Paraná e prefeita de Astorga, Suzi Pucillo; e o assessor especial da Itaipu Binacional, Luiz Carlos Farias Vieira.