Nesta quinta-feira (1º), terá início, às 13h30, no Terminal Urbano de Maringá, o Investing Day. Com atividades simultâneas ocorrendo em pontos diversos da cidade, até sexta-feira (2), o evento é resultado de esforço conjunto de atores do ecossistema de inovação.
A realização é do Sebrae Paraná, por meio dos programas Startup PR, Habitats PR de Inovação e Capital Empreendedor, Mais Finanças e Sicoob, com apoio do Mercadão Fratello, do Mercadão de Maringá, da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), da Evoa Aceleradora e da Sancor Seguros.
“Iniciativa privada, poder público e instituições sem fins lucrativos se uniram para tornar o evento realidade, junto a empreendedores, investidores e outros interessados que formam nosso público. O grande objetivo é potencializar investimentos e negócios inovadores”, frisa a consultora do Sebrae Paraná, Letícia Albuquerque.
Com participação gratuita, o Investing Day é para quem tem uma startup e busca recursos para crescer, para pessoas que pensam em fundar uma startup, mas precisam de orientação para futura captação de investimentos, e para quem deseja investir em negócios deste mercado. As atividades ocorrerão na Amtech, da Prefeitura de Maringá, localizada no Terminal Urbano, no Mercadão de Maringá, no Mercadão Fratello e na Sancor Seguros, de forma simultânea. As inscrições, a programação e os endereços estão no site www.investingdaypr.com.br.
O secretário da Amtech, Edney Mossambani, destaca que, na oportunidade, será apresentada a sede da agência, criada para estreitar as relações do ecossistema, ampliando a participação do poder público municipal. São mil metros quadrados, que receberão estrutura para treinamento, capacitação e espaço para convivência e trabalho compartilhado.
“Quando o ecossistema se une para um evento como o Investing Day, percebemos maturidade, o que garante sinergia, continuidade e sucesso. Isso gera altas taxas de crescimento de empresas impulsionadas e ambiente favorável ao empreendedorismo. Além de apoiar e de apresentar o espaço físico, a Amtech espera mapear, no evento, demandas não atendidas”, comenta Mossambani.
A Evoa, aceleradora sem fins lucrativos de Maringá, terá membros da equipe coordenando painéis e rodas de bate-papo, a fim de orientar investidores e líderes de startups sobre o tema norteador do Investing Day.
“Queremos startups com acesso a investimentos, e a mentorias que vêm com isso, e que os interessados compreendam melhor o mercado. Sem esse apoio do ecossistema, as empresas podem ir longe, mas enfrentando um caminho mais difícil”, destaca o gerente executivo da Evoa, Matheus Cesco.
O Maringá Capital estará presente para conhecer projetos de empreendedores. Segundo o executivo do grupo de investidores, Ulysses Rafael, cruzar os interesses de quem quer investir e de startups, como propõe evento, é uma oportunidade essencial para a empresa.
“A busca será por startups para investimento, disponibilizando, além de aporte financeiro, expertise do grupo de investidores multidisciplinar de Maringá. Startups poderão conhecer melhor os nossos investidores, e nós, bons projetos de quem faz a diferença”, comenta Rafael.