
O Comitê Territorial La Frontera realizou, na noite da última quinta-feira (10), em Santo Antônio do Sudoeste (PR), a cerimônia de posse da nova governança para o biênio 2025/2026. A articulação reúne 21 municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina, no Brasil, e Posadas, na Argentina. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento regional a partir da cooperação transfronteiriça. Durante o evento, foram empossados o presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e os líderes temáticos que vão conduzir as ações do Comitê nos próximos dois anos.
Assume como presidente o empresário argentino Walter Feldman; a nova vice-presidente é Marizete Marsango, e o tesoureiro, José Crestani, atual presidente do Comitê. Também foram empossados como líderes dos eixos temáticos: Julieta Gribaudo (Relações Internacionais), Dayana Andrade (Associativismo), Mônica Franchini (Turismo), Marli de Lima (Educação) e Paulo Cesar Bueno (Inovação).
Presidente na gestão 2023/2024, José Crestani fez um balanço rápido das ações ao longo dos dois últimos anos.
“Nestes últimos anos vimos o Comitê ter uma boa expansão, com diversas ações eficazes, e contar com um grupo bem atuante. Tenho plena certeza de que a nova comissão terá um caminho propício para o desenvolvimento de ações com parceiros públicos e privados, contribuindo para que o nosso território tenha ainda mais destaque”, afirma José.
O prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortinã, pontuou que a união representa a vocação do trabalho realizado na fronteira.
“Essa integração que nos une também nos deixa emocionados pelos trabalhos voluntários que são exercidos. Pessoas que trabalham verdadeiramente pela vocação. Conectar cada vez mais os municípios e os nossos países é um caminho fundamental para o desenvolvimento. Quantas coisas conquistamos nos últimos vinte ou trinta anos. Hoje, os municípios são potências”, destacou Ricardo.
Presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Caciano Gemmi ressaltou a importância da união para o desenvolvimento dos municípios.
“É uma grande alegria estar na fronteira, onde brindamos hoje o trabalho que é realizado pelo Comitê em prol das cidades. De forma especial, quero parabenizar o Sebrae que realiza um trabalho importante de coordenação. Assim como no associativismo, a união de esforços em busca de objetivos comuns é o que realmente faz a diferença. E, pela história do Comitê, vemos o quanto esse engajamento tem contribuído para o desenvolvimento dos municípios e da população”, comenta Caciano.
O coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Rubens Palma, desejou sucesso e prosperidade à nova gestão e ressaltou a relevância do Comitê no contexto territorial e binacional. “O envolvimento do número expressivo de instituições parceiras, evidencia porque o Sudoeste possui uma dinâmica diferenciada de cooperação e desenvolvimento. Esse capital institucional é o que sustenta a maturidade e a efetividade das ações do Comitê La Frontera”, afirmou Rubens.

Trabalho de 12 anos
Edgardo Aquino, intendente (prefeito) da cidade argentina de Bernardo de Irigoyen, lembrou que há 12 anos o Comitê iniciou os trabalhos.
“A cada ano vamos integrando mais pessoas. Com isso, vamos atendendo as necessidades da nossa gente, focando no lado social, cultural, econômico e político. Tenho certeza de que os objetivos coletivos seguirão em frente. Ao nosso novo presidente, Walter, desejo êxito neste novo caminho”, enfatiza Edgardo.
Presidente eleito do Comitê, Walter Feldman ressaltou a importância das pessoas no trabalho exercido pela instituição ao longo de mais de uma década.
“O La Frontera forma pessoas desde o início. Elas são um pilar importante para o desenvolvimento das cidades. Sem isso, não teríamos uma governança tão ativa e um trabalho voluntário por tantos anos. Isso nos enche de orgulho. A nossa fronteira é especial, são 21 municípios integrados que vivem em constante movimento, e os resultados são visíveis. Hoje, agradeço a confiança. Obrigado a todos, obrigado ao Sebrae por ser nosso padrinho nesta caminhada”, conclui Walter.
Comitê La Frontera
Atuando desde 2013 e promovendo a cooperação socioeconômica e empresarial binacional, o Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera desenvolve ações a partir de eixos temáticos como: associativismo; educação; relações internacionais; turismo e inovação. Entre os diversos diferenciais do grupo de trabalho, estão: governança e articulação binacional; ações conjuntas entre o poder público e privado; capacidade de mobilização; poder de execução e representatividade territorial.