ASN PR Atualização
Compartilhe

Novos decretos do DestravaFoz beneficiam 688 atividades econômicas

Empresas de Foz do Iguaçu consideradas de baixo risco terão autorização para funcionamento imediato
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Empresas de Foz do Iguaçu consideradas de baixo risco terão autorização para funcionamento imediato

O Programa DestravaFoz teve, nesta quinta-feira (10), a oficialização da sua segunda fase com a assinatura de três decretos que permitirão acelerar a emissão de licenças e alvarás, agilizando o processo de abertura de empresas em Foz do Iguaçu. As medidas beneficiarão diretamente 688 atividades econômicas que foram enquadradas como de baixo risco.

Na solenidade, foram assinados decretos relacionados com a Vigilância Sanitária e com as secretarias do Meio Ambiente e da Fazenda. Todos definem as atividades econômicas que têm algum tipo de risco e quais podem ser consideradas de médio e baixo risco, norteando a liberdade econômica municipal e o novo processo de desburocratização. Com o sistema implementado, o empreendedor enquadrado em atividade econômica de baixo risco terá a autorização de funcionamento de forma automática. No caso das atividades de médio risco, também ocorrerá aceleração.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinoni, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, o diretor de operações do Sebrae/PR, Julio Cesar Agostini, o presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, Ney Patrício, a secretária municipal da Fazenda, Salete Horts, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), Danilo Vendrúsculo, e o presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Foz do Iguaçu e Região (Sincofoz), Leandro Ricardo Correa, participaram do ato oficial.

Autoridades se reuniram para a assinatura de três novos decretos, que marcam o início da segunda fase do DestravaFoz.

“Os decretos são fruto de ousadia, da procura por não deixarmos as coisas como sempre foram. O Comitê Gestor de Desenvolvimento, nesse sentido, nos dá muito respaldo. O poder público precisa realmente induzir o desenvolvimento. Essa foi uma ousadia coletiva para fazermos o empreendedorismo avançar na nossa cidade. Também preciso destacar a cooperação com os parceiros, que apresenta os resultados, hoje. E a integração porque tivemos muitas visitas e estudos, com todos envolvidos”, contextualiza o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.

O Sebrae/PR tem tido participação direta, desde a primeira fase do DestravaFoz, contribuindo diretamente com o Comitê Gestor de Desenvolvimento.

“O Sebrae/PR trabalha para facilitar a vida do empresário e, quando um município como Foz do Iguaçu gera as condições para que isso possa ser feito, vemos um resultado mais rápido. Iniciamos, desde o ano passado, um projeto piloto com nove municípios e Foz do Iguaçu é o primeiro que tem os decretos assinados, implantados”, explica o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, destacando o esforço de todos os parceiros.

Segundo o vice-governador do estado, Darci Piana, o caso de Foz do Iguaçu é um exemplo para todo o Paraná. A desburocratização, avalia ele, traz benefícios que precisam ser espalhados por todo o território paranaense.

“É um grande avanço que está acontecendo, graças à ajuda do Sebrae/PR. Quem sabe, tenhamos em todos os municípios, facilitando e transformando o Paraná no primeiro estado brasileiro que consiga fazer com que, em horas, até menos que isso, tenha a empresa aberta, emitindo nota fiscal, ajudando o empresário a justificar seu investimento, sem precisar ficar meses esperando liberações e entraves”, pontua Piana.

Para o presidente da Conampe, Ercílio Santinoni, esses avanços implementados beneficiam principalmente as micro e pequenas empresas, que são maioria.

“Os pequenos negócios são os que mais sofrem, pois, muitas vezes possuem dificuldade de se preparar para as burocracias de abertura de empresa. Então, a simplificação ajuda principalmente o menor, que pode gerar empregos e renda, rapidamente”, afirma Santinoni.

O empresário contabilista, Elias João Dandolini, tem 40 anos de atuação no segmento contábil e compreende que o programa DestravaFoz tem sido eficaz na entrega de resultados.

“Esse ato é importante para o profissional de contabilidade, mas principalmente para o empresário de Foz do Iguaçu. Pois, com a simplificação, teremos uma facilitação no serviço do profissional contador e do empresário que vai poder abrir a empresa e começar a trabalhar de modo imediato, gerando riqueza”, pontua Dandolini.

Continuidade e implementação

Com a oficialização do início da segunda fase do programa, a implementação seguirá, sobretudo, envolvendo os contadores da cidade para que possam estar aptos a utilizarem dos benefícios da desburocratização. Os profissionais são fundamentais para que se consiga o resultado esperado e Foz do Iguaçu fique consolidada como a cidade a ter o processo de abertura e emissão de licenças mais ágil do Paraná.

Projetos

O DestravaFoz é um dos braços do Programa FozDesenvolve, que, desde 2018, trabalha iniciativas em prol da melhoria do ambiente dos negócios locais. Além do DestravaFoz, que visa a desburocratização, também foi realizado o projeto Foz Juro Zero, que subsidiava os juros para pequenos negócios, e o Foz Conhecendo Foz, que incentivava os próprios moradores de Foz do Iguaçu a fomentarem o turismo local, além do Repara Foz, que através de credenciamento, abre a possibilidade de que pequenos negócios prestem serviços à Prefeitura.

Além de envolver grande parte do aparato público municipal, o Programa conta com o apoio do Sebrae/PR, que é responsável pela coordenação técnica do programa e do Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM), que é composto por diversas entidades da sociedade civil organizada.

-

  • desburocratização
  • destravafoz
  • foz desenvolve
  • foz do iguaçu
  • leis municipais
  • sebrae paraná