ASN PR Atualização
Compartilhe

Pequenos negócios em destaque: Feira do Empreendedor Sebrae começa em Maringá

Atendimento, conhecimento e negócios marcam a programação do evento
Por Eduardo Pereira
ASN PR Atualização
Compartilhe

Maringá está no epicentro do empreendedorismo paranaense. Até sábado, a cidade recebe a Feira do Empreendedor Sebrae, evento voltado para quem deseja tirar uma ideia do papel, estruturar ou ampliar o seu negócio. Até às 19 horas no primeiro dia, 24, mais de 1.900 pessoas visitaram o Paraná Expo e tiveram acesso a conteúdos práticos de áreas como gestão, marketing, finanças, inovação e inteligência artificial.

Lideranças ressaltaram a importância do empreendedorismo no primeiro dia da Feira do Empreendedor. Fotos: Neri9 Produtora.

Hoje, nas 112 cidades da região noroeste do Paraná, há cerca de 306 mil empresas, sendo que 94,45% delas são micro e pequenas. O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, ressaltou a força e o dinamismo de quem empreende, com eles sendo responsáveis por mais de 288 mil postos de trabalho.

“As micro e pequenas empresas são protagonistas da nossa economia. E é por isso que a Feira do Empreendedor é tão estratégica: ela reforça esse protagonismo, gera visibilidade, abre caminhos e fortalece quem empreende. Aqui, temos acesso a conteúdos, ideias, ferramentas e soluções”, celebrou.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, apontou para as oportunidades e os resultados de um olhar ampliado.

“Conhecimento, oportunidade, discussões, palestras. Tudo aquilo que o Sebrae faz com muita dignidade e excelência para o nosso empreendedor paranaense. É o momento de ter uma visão ampla do nosso estado e, nós, como conselheiros, devemos identificar como podemos ajudar o nosso Sebrae e os nossos empresários em todo o Paraná”, celebrou.

Feira acontece pela primeira vez na cidade de Maringá. Foto: Adriano Oltramari.

A presidente da Associação dos Micro e Pequenos Empreendedores Individuais (Ampec) de Maringá e conselheira do Sebrae/PR, Eliane Bento, destacou que o espaço é ideal para quem está em busca de oportunidades de desenvolvimento.

“É maravilhoso saber que o sucesso de Curitiba está sendo replicado nas feiras regionais, que são belos espaços para geração de conhecimento, definição de estratégias e transformação. É um serviço que apoia o pequeno empreendedor em todas as fases: desde os passos iniciais até aqueles que desejam ampliar seus negócios”, apontou.

A cidade de Maringá conta com 101.482 empresas, sendo que 92% delas são de micro e pequeno porte. Nesse cenário, o presidente do Sistema Ocepar e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, José Roberto Ricken, destacou a importância do trabalho desempenhado pela instituição para alcançar os 399 municípios do Paraná e reforçou o sentido de convergência das 13 instituições do órgão.

“O nosso público é o micro e pequeno empreendedor. Nós temos que prestigiá-lo. A Feira é mais uma iniciativa para facilitar essa participação. Por isso, decidimos, no nosso Conselho Deliberativo, regionalizar a atuação e alcançar um público ainda maior. É o momento de ter uma visão ampla do nosso estado e, com isso, fortalecer o Sebrae e os empreendedores de todo o Paraná”, afirmou Ricken.

José Roberto Ricken, presidente do CDE do Sebrae/PR.

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, lembrou das ações que realiza na sua cidade, como leis voltadas a plataforma Contrata Mais Brasil e da importância de legislações municipais que facilitem a rotina empreendedora, como Descomplica Paraná.

“Nós estamos buscando ampliar ainda mais a valorização dos pequenos negócios. Eles são extremamente importantes para o desenvolvimento das nossas cidades. E eu espero que aqui nessa feira, vocês possam tirar boas ideias, possam receber fantásticas informações pra que o seu negócio contribua não só para o seu bem-estar da sua família, mas também para a construção de uma cidade cada vez melhor”, afirmou.

Silvio Barros, prefeito de Maringá.

Para a prefeita de Astorga, vice-presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de gestão Amusep (ProAmusep), Suzie Pucillo, a Feira chega para somar.

“É uma grande satisfação receber a Feira do Empreendedor do Sebrae aqui em Maringá, na região. Um evento que valoriza o pequeno negócio, estimula a inovação e fortalece o desenvolvimento regional. Apoio totalmente iniciativas que aproximam conhecimento, oportunidades e crescimento para nossa comunidade. Que todos aproveitem esse momento único para empreender com propósito e visão de futuro, contribuindo para o desenvolvimento da região”, celebrou.

No período da tarde, também foi realizada a Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, ocasião em que foram alinhadas pautas de trabalho e apresentados detalhes da organização do evento, realizado pela primeira vez na cidade. O momento serviu como espaço de convergência entre as 13 instituições que compõem o órgão.

Piana ressaltou a importância do empreendedorismo paranaense. Foto: Igor Jacinto.

A programação do primeiro dia se encerrou com palestra do especialista em vendas, Thiago Concer, com o tema “Vendas não ocorrem por acaso”.

Lideranças pelo empreendedorismo

Participaram ainda da Feira do Empreendedor: o diretor-técnico do Sebrae/PR, Cesar Rissete; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto; a presidente da Câmara Municipal de Maringá, Majô Capdeboscq; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, José Carlos Barbieri; o presidente da Fampepar, Ercílio Santinoni; o presidente da Faciap, Flavio Gotardo Coelho de Souza Furlan; o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço; o gerente da regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni; além de conselheiros do Sebrae/PR, lideranças, vereadores, secretários municipais e representantes de municípios de toda a região noroeste do Paraná.

  • Conselho Deliberativo
  • Feira do Empreendedor 2025 Maringá
  • maringá
  • MEI
  • microempresa
  • Noroeste