O Sebrae/PR reuniu, na quarta-feira, 03, em Pato Branco, parceiros e atendentes dos Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA) da Regional Sul. Com o tema “Unidos pelo mesmo propósito: transformar vidas por meio do empreendedorismo”, o encontro contou com palestras e dinâmicas com a presença de mais de 30 atendentes, agentes de desenvolvimento e representantes das associações empresariais parceiras.
Consultora do Sebrae/PR, Dianalu Caldato, explica que o encontro é um momento de reflexão e de avaliação dos trabalhos realizados.

“Esse é um momento em que fomentamos ainda mais a parceria com esses agentes que são, para o Sebrae, um braço de atendimento nos municípios para as micro e pequenas empresas. Reunir cada um é oportunizar a troca de experiências e de conhecimentos para que as orientações aos empreendedores sejam cada vez mais assertivas. Uma parada importante e que faz toda a diferença lá na frente”, comenta Dianalu.
O Encontro contou com a participação de Giovani Lima, comunicador e palestrante, que falou sobre a importância que os agentes têm no desenvolvimento de seus municípios enquanto líderes.
“É cada vez mais claro que precisamos desenvolver essa liderança com um olhar especial ao ser humano. Em um mundo tão corrido, tão acelerado, estamos esquecendo de refletir sobre esse atendimento olho no olho, essa relação mais próxima. Cuidar das pessoas, atendê-las bem, precisa ser o principal negócio das nossas vidas. E quando isso acontece, tudo flui de uma maneira muito positiva e natural”, pontua Giovani.
A Regional Sul do Sebrae/PR conta com 17 Pontos de Atendimento, localizados nas cidades de Bituruna, São Mateus do Sul, Pato Branco, Coronel Vivida, Chopinzinho, Mangueirinha, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Salto do Lontra, Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Capanema, Planalto, Ampére, Santa Izabel D’Oeste e Realeza. Em todo o Paraná, são 85 espaços em 84 municípios.

Atendimento ao empreendedor
Para Gessieli Cristina Brunetto, agente do PA de Dois Vizinhos, o encontro reforça ainda mais a importância do atendimento realizado em cada espaço.
“Capacitações e treinamentos são passos importantes, pois em cada atendimento buscamos compreender as dores dos empresários ou de quem deseja empreender, bem como levar soluções que atendam às suas demandas. E isso é fundamental para dentro da nossa atuação”, reflete Gessieli.
Excelência
Todos os anos, os PAs participam do programa Selo Sebrae de Referência em Atendimento, uma metodologia de avaliação que reconhece a qualidade do atendimento e dos serviços prestados. Em 2025, os selos foram entregues durante o Encontro Estadual dos Pontos de Atendimento, no mês de maio, em Curitiba.
O selo leva em consideração critérios como qualidade no atendimento presencial e remoto, gestão, oferta e realização de soluções, ambiente de negócios, infraestrutura, presença digital, produtividade, entre outros. Com base nesses aspectos, os PAs podem receber o selo Ouro, Prata ou Bronze.

Presente no Encontro, o agente do PA de Mangueirinha, Eduardo Dal Molin Eschemback, que recebeu o Selo Ouro, pontua que essa conquista é resultado do esforço e da perseverança.
“Para nós, é uma sensação muito gratificante. Ser reconhecido pelo atendimento demostra o nosso compromisso com um trabalho árduo, diariamente, mas que é feito com muito amor. Estar aqui junto com outros PAs é poder se aprimorar, desenvolver e, quem sabe, ano que vem ter novamente esse reconhecimento”, conclui Eduardo.
O Sebrae/PR conta com três canais de atendimento presenciais: os escritórios próprios, as Salas do Empreendedor, que são parcerias com as prefeituras, e os Pontos de Atendimento, em parceria com instituições empresariais. Em todo Paraná, são 85 espaços em 84 municípios.
-