ASN PR Atualização
Compartilhe

Programa oferece consultoria gratuita para fortalecer a cultura em municípios do Paraná

Crie Políticas Públicas vai selecionar 200 municípios de todo o Brasil que receberão auxílio na operacionalização de leis de fomento à cultura
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Municípios do Paraná já podem se inscrever no programa Crie Políticas Públicas, iniciativa que vai selecionar 200 cidades em todo o país para receber consultoria técnica gratuita voltada à implementação e gestão de políticas públicas de fomento à cultura. O programa é realizado pelo Sebrae/SP, em parceria com o Sebrae Nacional, e conta com o apoio do Sebrae/PR e da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) na mobilização regional. As inscrições seguem abertas até o dia 15 de abril e podem ser feitas por meio de formulário on-line.

As cidades selecionadas participarão da trilha de desenvolvimento, feita para colocar em operação a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), da Lei Paulo Gustavo (LPG), nos sistemas municipais de cultura. No Paraná, o Sebrae/PR, em parceria com a Secretaria da Cultura do Paraná (SEEC), atua no incentivo à mobilização dos municípios a participar do processo.

As candidaturas escolhidas serão preparadas para a captação de recursos por meio da lei, para ser destinados à produção cultural nas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, entre outras. Elas receberão 15 horas de atendimento on-line com consultores especializados do setor. Durante estes atendimentos, os participantes receberão um diagnóstico sobre o cenário cultural de cada município, o que vai ajudá-los a pensar em estratégias e planos de ação adaptados às realidades locais.

Patrícia Albanez, coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, aponta que o programa é uma grande oportunidade para que agentes dos municípios entendam como desburocratizar seus processos e, dessa forma, ofereçam uma política cultural que efetivamente gere impacto positivo para os empreendedores do setor em cada cidade.

“Temos dois aspectos importantes na gestão municipal da cultura, nos quais a consultoria do programa contribui. O primeiro é a organização dos municípios para atender aos aspectos legais e captar recursos, enquanto o segundo é capacidade de construir novos editais, que incentivem a cultura e a economia locais. Um bom edital faz com que pequenas empresas do setor e as diferentes matrizes e linguagens culturais estejam aptas para obter esse recurso e potencializar a economia criativa nos territórios”, afirma a coordenadora.

Incentivo à cultura

Nesta nova edição, a trilha do Crie Políticas Públicas busca ter um impacto tão positivo para a área cultural quanto no ano anterior. Em 2024, o Crie Políticas Públicas beneficiou mais de 600 municípios espalhados por todo o País, oferecendo um total de 125 consultorias, 336 orientações coletivas e 546 mentorias. Do Paraná, foram 26 cidades atendidas pelo programa.

  • Crie Políticas Públicas
  • cultura
  • lei paulo gustavo
  • Política Nacional Aldir Blanc