Um dos grandes benefícios ao se formalizar como MEI é poder emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e acessar novos mercados, vendendo para empresas e até mesmo órgãos públicos. Mas, atenção! A emissão da Nota Fiscal de Serviços para MEI é obrigatória para empresas. Para pessoa física, é opcional.
O processo é mais simples do que se imagina e realizado totalmente on-line. Confira o passo a passo para realizar a emissão das notas de forma fácil e prática:
Passo 1: Cadastro no Portal do Empreendedor
Antes de emitir qualquer nota fiscal, é necessário garantir que você esteja formalizado como MEI. Para isso, acesse o Portal do Empreendedor e faça o seu cadastro.
Passo 2: Acesse o Portal do Simples Nacional de Emissão e Nota fiscal De Serviço
Após a formalização, acesse o Portal do Simples Nacional de Emissão e Nota fiscal De Serviço (gov.br/nfse) e faça login pelo certificado digital, pela sua conta govbr, ou pelo CNPJ e senha cadastrados. Caso não consiga acessar com essas opções, é necessário clicar no botão “Primeiro Acesso” e preencher os dados do cadastro.
Passo 3: Escolha o tipo de nota fiscal
Existem dois tipos principais de notas fiscais que um MEI pode emitir: a Nota Fiscal Simplificada e a Nota Fiscal Completa. Escolha a opção mais adequada para o seu negócio. É importante lembrar que com o aplicativo NFSe é possível fazer a emissão de NFS-e simplificada pelo celular.
Passo 4: Acesse o sistema e emita a nota fiscal
Ao acessar o sistema de emissão de notas fiscais, preencha os campos obrigatórios, como dados do cliente, descrição do serviço ou produto, valor etc. Certifique-se de ter as informações corretas para evitar problemas futuros. Após preencher todos os campos necessários, clique na opção para emitir a nota fiscal. O sistema irá gerar o documento, e você poderá fazer o download ou imprimi-lo.
Passo 5: Emita a nota fiscal.
Acesse o sistema de emissão de notas fiscais e preencha os dados da nota fiscal. Após preencher todos os campos necessários, clique na opção para emitir a nota fiscal. O sistema irá gerar o documento, e você poderá fazer o download ou imprimi-lo.
Passo 6: Guarde a nota fiscal
Após a emissão, é fundamental manter uma cópia da nota fiscal arquivada por pelo menos cinco anos. Isso é importante para eventuais fiscalizações ou para consultas futuras.
De olho nas dicas
O Sebrae preparou uma série de 10 vídeos com todas as orientações para facilitar a vida dos microempreendedores individuais (MEI). Lá o empreendedor vai encontrar dicas sobre “Como se formalizar como MEI”, “Como fazer o cadastro no portal Gov.BR”, “Como emitir as guias DAS do MEI em atraso”, entre outros conteúdos.