O Sebrae/PR e a Câmara de Comércio Paraguai Brasil (CCPB) assinaram, nesta terça-feira (9), durante a Expo Paraguay Brasil 2025, em Ciudad del Este, Paraguai, um Memorando de Entendimento para ampliar a cooperação técnica entre os ecossistemas de inovação dos dois países.
O acordo estabelece um marco de colaboração não financeira, voltado à realização de atividades conjuntas, troca de experiências e desenvolvimento de projetos para startups e micro e pequenas empresas de base tecnológica. Entre as ações previstas, estão iniciativas nos eventos como o Conecta PR e a Expo Paraguay Brasil, reconhecidos como plataformas estratégicas para negócios e inovação na região.
Segundo as instituições, a parceria busca fomentar o empreendedorismo tecnológico, fortalecer a competitividade das empresas e gerar benefícios mútuos, respeitando a autonomia administrativa e operacional de cada parte.
Para o presidente da CCPB, Fábio Fustagno, o entendimento abre novas perspectivas de integração empresarial no âmbito da inovação. “A cooperação com o Sebrae/PR vai ampliar oportunidades de negócios e promover maior inserção internacional das startups entre ambos os países”, afirmou.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da instituição em criar conexões internacionais para pequenos negócios.
“Trata-se de um passo para aproximar ainda mais os ecossistemas de inovação do Paraná e do Paraguai, favorecendo a internacionalização e a troca de conhecimento”, afirmou.
Encontro empresarial
A assinatura aconteceu dentro do tradicional encontro com as caravanas de brasileiros que participam da feira no país vizinho. A reunião de empresários promovida pelo Sebrae/PR contou com a presença do embaixador do Brasil no Paraguai, José Marcondes de Carvalho, representantes do Sistema S, do G7 e do Sebrae/MS.

“A presença de empresários e empresárias brasileiros revela o lado empreendedor e o interesse em buscar novos mercados, o que exige preparação empresarial, visão estratégica e capacidade de adaptação para atuar em diferentes contextos econômicos e culturais”, analisou o embaixador.
Para a Fiep, a internacionalização da indústria paranaense é um vetor de crescimento.
“Acreditamos que o fortalecimento de relações comerciais, a integração produtiva e a troca tecnológica com mercados internacionais são essenciais para elevar a competitividade e a produtividade das nossas empresas. Parcerias com indústrias estrangeiras ampliam não apenas as oportunidades de negócios, mas também os horizontes da inovação industrial”, apontou Marcos Dybas da Natividade, vice-presidente da Fiep.
Participaram ainda do encontro, em Ciudad del Este, Paulo Cesar Nauiack (presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado do Paraná e vice-presidente da Fecomércio PR), Weliton Perdomo (gerente da UCS – Sebrae/PR), Cristiane Bissone (conselheira do Sebrae/MS), Rafael Tortato (coordenador de Startup e TIC do Sebrae/PR), Carolina Bianca Teodoro (coordenadora de Economia e Mercado do Sistema Ocepar), Eduardo Godoy Ribas (analista de Relações Internacionais da Fiep) e Luiz Antonio Rolim de Moura (coordenador de Mercado Empresarial do Sebrae/PR).

Expo Paraguay Brasil
A Expo Paraguay Brasil é considerada um espaço estratégico para a realização de novos negócios conforme os números da última edição, em 2024, quando movimentou mais de 203 milhões de dólares e se firmou como uma plataforma de prospecção e networking.
Há 14 anos, o Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio/PR, Sistema Fiep e a Ocepar, atua como agente de facilitação e integração entre micro e pequenos empreendedores paranaenses no processo de internacionalização empresarial.

-