O Sebrae/PR e o Comitê Territorial Sul promoveram nesta quarta-feira (4), em União da Vitória, no sul do Estado, o Encontro Territorial do Sul do Paraná. O evento reuniu lideranças institucionais, políticas e empresariais, além dos comitês gestores municipais. Em pauta, estavam estratégias para impulsionar o desenvolvimento da região, seja do ponto de vista socioeconômico ou para contribuir ainda mais com o ambiente de negócios.
“Debater ações práticas para o desenvolvimento da região sul do Paraná é colocar na mesa desafios, especialmente formas de construirmos juntos caminhos que nos levem a um crescimento regional. Nossa região carrega atrações turísticas, aspectos econômicos competitivos e uma série de fatores que fazem desse local especial para quem deseja investir. Uma grande oportunidade de validarmos iniciativas para 2025″, afirma o consultor do Sebrae/PR, Everton Moreira.
A presidente do Comitê Territorial Sul do Paraná, Maria Salette Melo, pontua que o encontro também teve como intuito avaliar as ações desenvolvidas ao longo deste ano.
“Fizemos uma retrospectiva do ano, bem como debatemos temas importantes – entre eles a questão das compras públicas. Tivemos um 2024 de conquistas e agora entendemos que podemos avançar ainda mais em 2025, especialmente com a abertura da nossa agência de desenvolvimento, que vem contribuir para colocar o nosso território em uma evidência ainda maior”, pontua.
O Território Sul do Paraná e as ações conjuntas entre diferentes instituições abrangem os municípios de Antônio Olinto, Bituruna; Cruz Machado; General Carneiro; Paula Freitas, Paulo Frontin; Porto Vitória; São Mateus do Sul e União da Vitória.
Empreendedorismo e Inovação
Para o vice-reitor do Centro Acadêmico UGV e membro do Comitê Gestor Territorial do Sul do Paraná, Hilton Tomal, o evento é fundamental para o debate sobre o empreendedorismo e a inovação.
“Enquanto instituição de ensino, temos o papel de fomentar nos alunos essa visão da sua participação no desenvolvimento econômico. Para termos uma ideia, só em 2025 foram mais de 50 trabalhos acadêmicos com planos de negócios apresentados. Ideias analisadas, estudadas, que demonstram novas oportunidades de fazermos negócios. Para nós da UGV é um grande privilégio fazermos parte destes debates, que trazem tantas reflexões e nos apontam caminhos para o crescimento de uma região rica em ideias e pessoas”, acrescenta Hilton.
O membro do Comitê Territorial e diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Mateus do Sul, Marcio Luis Staniszewski, avalia que a promoção do território precisa ser permanente e as ações, constantes.
“Hoje as parcerias são fundamentais. O Governo do Paraná, por exemplo, tem contribuído com o desenvolvimento territorial com políticas públicas, e o Sebrae com o apoio às micro e pequenas empresas. Temos caminhado todos juntos, impulsionando a região e promovendo novas oportunidades e uma qualidade de vida melhor para quem mora aqui”, conclui Marcio.
Região
O território Sul do Paraná tem, atualmente, mais de 19 mil empresas formalizadas, sendo a grande maioria delas, 89%, de micro e pequeno porte. Elas também são as grandes responsáveis pela geração de empregos formalizados na região.
O Sebrae/PR oferece um importante suporte para todos os empreendedores locais. Em 2023, a instituição realizou mais de 7 mil atendimentos em todo o território. Neste ano, o número de atendimentos já chegou a mais de 1,9 mil, sendo a maioria voltados para os microempreendedores individuais (MEI).
Apoio
O evento contou ainda com o apoio da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Sul do Paraná (Cacesul), Bahniuk Supermercados e Instituto Moacir Melo (Melo Advogados).