
Parceiros e atendentes dos Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA) reuniram-se nesta segunda-feira (25), na Regional Norte do Sebrae/PR, em Londrina. Com o tema “Unidos pelo mesmo propósito: transformar vidas por meio do empreendedorismo”, o evento regional teve palestras, dinâmicas e workshops com a participação de 16 atendentes, agentes de desenvolvimento e representantes das associações comerciais parceiras de 11 municípios da região. Até o momento, os PAs da regional norte já realizaram 1728 atendimentos a microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) em 2025.
O gestor estadual dos Pontos de Atendimento do Sebrae/PR, Luciano Campos, explica que o encontro em Londrina é um dos sete realizados no estado no segundo semestre. “Reunimos os PAs de cada regional para proporcionar conexão e capacitação. O principal foco é que todos os participantes possam, cada vez mais, levar a melhor experiência ao cliente e, de fato, consigam transformar os negócios das empresas que atendem”, explica Luciano. Os Pontos de Atendimentos são fruto da parceria do Sebrae/PR com instituições empresariais.

PAs com selo de excelência
Anualmente, os Pontos de Atendimento ao Empreendedor participam do programa Selo Sebrae de Referência em Atendimento, uma metodologia de avaliação para reconhecer a qualidade do atendimento e dos serviços prestados. Em 2025, os selos foram entregues durante o Encontro Estadual dos Pontos de Atendimento.
Para a pontuação e o reconhecimento com o selo Ouro, Prata ou Bronze, são levados em consideração critérios como qualidade no atendimento presencial e remoto, gestão, oferta e realização de soluções, ambiente de negócios, infraestrutura, presença digital, cobertura e produtividade.
Estreante no encontro regional, a atendente do PA de Assaí, Daiane Badauí, confirma a importância do treinamento e das conexões. “Conquistamos o selo Ouro, apesar de tantos desafios enfrentados no nosso primeiro ano de atuação. A capacitação que a gente recebe e o apoio contínuo do Sebrae foram fundamentais para que Assaí recebesse o reconhecimento”, salienta Daiane. O PA de Assaí foi inaugurado em 6 de dezembro de 2023.
Outro PA do norte do estado também reconhecido é o de Porecatu que, pelo segundo ano consecutivo, recebeu o selo Ouro. “Temos uma equipe pequena, mas muito empenhada no propósito de apoiar e transformar a realidade do empreendedor. Conseguimos isso graças a um trabalho árduo e ao apoio técnico oferecido pelo Sebrae”, pontua a atendente Adriana de Menezes.
Atendimento
O Sebrae/PR conta com três canais de atendimento presenciais: os escritórios próprios, as Salas do Empreendedor, que são parcerias com as prefeituras e os Pontos de Atendimento.
A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, explica que os PAs são focados no atendimento às microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs).
“O treinamento oferecido aos atendentes e agentes dos Pontos de Atendimento são focados nas MPEs. O atendimento é oferecido para empresários que já têm anos de negócios, que querem ou precisam se reinventar, mas, também, para quem está começando agora”, detalha Cinara.
Na região Norte são 11 Pontos de Atendimento: Apucarana, Arapongas, Assaí, Andirá, Cambé, Cornélio Procópio, Ibaiti, Ibiporã, Jacarezinho, Rolândia e Sertanópolis. Em todo Paraná, são 85 espaços em 84 municípios.
