Como transformar o crédito em uma ferramenta para inovar e impulsionar negócios? Com a presença de mais de 100 participantes, o Sebrae/PR promoveu nesta quarta-feira (30), em Pato Branco, o Seminário Regional de Crédito com a temática “Fampe e Inovação: financiando ideias, construindo resultados”, que trouxe essa e muitas outras respostas. O encontro teve como objetivo fortalecer a oferta de soluções para micro e pequenas empresas com foco em inovação, garantias e fomento ao desenvolvimento regional.
“Hoje existe recurso disponível no mercado à disposição das empresas, mas temos que entender que os empresários precisam estar preparados para isso. E neste ponto entra o Sebrae, com a preocupação de atuar na orientação do crédito consciente, de forma planejada e com responsabilidade, para que efetivamente seja utilizado como uma ferramenta de impulsionamento para as empresas”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

A programação contou com uma palestra sobre o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), coordenada pelo gestor do Fundo no Sebrae, André Luis da Silva Dantas. Na sequência, aconteceu o painel Sebrae Mais Finanças e o Programa Cidade Crédito, com o coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva.
De acordo com Amberson, é fundamental o entendimento, por parte dos empresários, para qual finalidade o crédito será de fato utilizado.
“Nosso papel aqui é contribuir para identificar as principais dificuldades dos empreendedores, que em alguns momentos estão ligadas à gestão. Muitas vezes eles nem precisam de crédito, basta uma reorganização financeira. Mas se a decisão for pela tomada de crédito, que seja feita de modo consciente, promovendo o crescimento das empresas de forma sustentável, e não se torne fonte de prejuízos”, pontua Amberson.
Além de agentes de crédito, empresários, representantes do setor público e privado, o Seminário contou com a participação de cooperativas de crédito, entre elas o Sicredi, Sicoob, Uniprime e Cresol.

Fomento
Valmir Maciel, gestor de novos negócios da Kepha, que atua na área de tecnologia e inovação, avalia que o evento fomenta a busca por conhecimentos e oportunidades.
“As empresas em geral precisam de crédito para desenvolver vários aspectos dentro das suas áreas de atuação. Em nosso caso, buscamos para a inovação e criação de novos produtos e serviços. Estar aqui é extremamente importante para conhecermos mais como acessar esse crédito, de que forma podemos fazer isso e quais os benefícios pode nos trazer”, enfatiza Valmir.
O Seminário contou ainda com um painel sobre as estratégias de atuação da Regional Sul do Sebrae/PR, conduzido pelo gerente Cesar Giovani Colini, e uma palestra com o tema “Crédito para Inovação”, com o analista de Fomento a Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marco Bruno Manzolillo.

Fampe
O Fampe é uma iniciativa do Sebrae para facilitar o acesso ao crédito junto a instituições financeiras por pequenos negócios. O Fundo funciona como um aval complementar para que microempreendedores, microempresas, empresas de pequeno porte e pequenas agroindústrias possam reforçar suas garantias no momento de contratar o crédito. Entre as principais vantagens do Fampe está o acesso a condições mais favoráveis de crédito junto às instituições financeiras e o incentivo à formalização e profissionalização dos pequenos negócios.
Mais informações sobre o Fundo e suas condições podem ser acessadas pelo site: www.sebrae.com.br/acredita , que traz também detalhes iniciais para a tomada de crédito, incluindo uma calculadora financeira.