Apoio ao empreendedorismo, apresentação de projetos e soluções, além de suas respectivas atuações institucionais. Foi dessa forma que instituições representativas de diferentes setores participaram da Feira do Empreendedor Sebrae, em Maringá, realizada de quinta-feira (24) a sábado (26).

Durante os três dias, foram apresentadas diferentes atividades e oportunidades ofertadas por federações, associações e serviços, como destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.
“Somos todos parceiros dentro do Sistema S e com as associações do setor produtivo, atuando juntos em diversas frentes pelo desenvolvimento econômico e social. Trazer as instituições para dentro da Feira do Empreendedor fortalece esse elo, beneficiando diretamente a população paranaense”, detalha Tioqueta.

A Federação das Empresas Transporte de Cargas do Estado do Paraná esteve presente com estande. O diretor da unidade do Sest Senat em Maringá, ligado a Federação, Jair Vedóia da Silva, ressaltou a integração de mercado entre diferentes setores da economia que o evento proporcionou.
“Foi um momento propício para orientar os empresários, independentemente do porte, de modo que possam refletir e olhar para seus negócios, trabalhando com gestão e planejamento, buscando maior rentabilidade com menor custo. Vimos muitos empreendedores em busca de entender como contratar um transporte, quais as regras e legislações que impactam, por exemplo”, apontou.
A presidente da Associação dos Micro e Pequenos Empreendedores Individuais (Ampec) de Maringá e conselheira do Sebrae/PR, Eliane Bento, enalteceu a Feira como um espaço estratégico de contribuição mútua entre todos os envolvidos.
“A Feira cria um ambiente que contribui diretamente com conteúdo, capacitação de equipes, traz um novo olhar para novas oportunidades ligadas a inovação e tendências. Ela representa uma oportunidade de fortalecimento e valorização do micro e pequeno empreendedor local, com foco desenvolvimento econômico regional e coletivo nesse momento ímpar para Maringá e região”, comentou.

O impacto da Feira na cidade foi um dos destaques elencados pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), José Carlos Barbieri.
“É uma oportunidade valiosa de relacionamento com empresários e futuros empreendedores, apresentando nosso portfólio de soluções, que inclui treinamentos, consultas de crédito e networking. Nosso foco é orientar e mostrar como a Associação Comercial pode ser um apoio desde o início do projeto ao crescimento do negócio, e ainda tivemos a oportunidade de filiar novos associados”, celebrou.

Também estiveram presentes na Feira do Empreendedor com estande o Sistema Fecomércio PR, Sesc, Senac, Sistema Fiep, Sesi, Senai, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Sistema Faep/Senar, Ampec Sarandi, Sindicato Rural de Maringá, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor).