Nos dias 23 e 24 de junho, acontecerá em Curitiba o Startup PR Conecta, o principal evento do ecossistema de startup do Paraná. Realizada pelo Sebrae/PR, a oitava edição ocorrerá de forma presencial, com a expectativa de receber cerca de 600 participantes. O Conecta ocorre no encerramento da Conecta Week, que terá início no dia 1º de junho em Curitiba. As inscrições são gratuitas e limitadas: www.sebraepr.com.br/conecta/.
De acordo com Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, o evento vai apresentar bastidores das startups e aspectos deste modelo de negócios, inovadores. Fundadores de startups, como Márcio Pacheco, da Phonetrack, e Helmuth Hofstatter, da Logcomex, contarão bastidores, como foi o esforço aplicado, as renúncias necessárias e a jornada, além das barreiras para construir um negócio inovador de sucesso. Junto de startups referências no ecossistema paranaense e nacional, com dois a três anos de atividades, irão apresentas suas histórias na busca pelo crescimento.
“O evento vai reunir quem empreende no ramo de startups, em diferentes estágios, para abordar questões práticas, estratégias e ferramentas que contribuam para a evolução dos negócios”, explica.
Uma das características do Conecta é a ênfase nos conteúdos práticos. Será proporcionada a oportunidade de colocar a “mão na massa”, na sala de mesmo nome, onde ocorrerão seis workshops práticos de 1h30 cada. Na sala “Pergunte o que quiser”, serão realizadas nove sessões de mentoria coletiva por diferentes especialistas. Cerca de 40 palestrantes estão confirmados, incluindo a palestra magna de Luis Justo, CEO do Rock in Rio, que trará detalhes sobre a construção de um evento mundial como o festival de música e os seus bastidores.
“Compreender o esforço e competências necessárias do fundador da startup é tão importante quanto conhecer as ferramentas e metodologias de desenvolvimento de negócios inovadores”, pondera Tortato.
Exposição
Uma novidade desta edição é o espaço para mostra de startups, clientes do Sebrae/PR. Serão 35 empresas que terão a oportunidade de apresentar seus produtos e estabelecer conexões por meio de networking, o que está diretamente ligado ao nome do evento.
Conteúdos
Entre as principais temáticas a serem abordadas estão: hacks para alavancar o seu produto; growth marketing e alavancas de crescimento; aplicando inovação para desenvolver novos negócios; open innovation: conexão entre startups e grandes marcas, entre outros. Além de workshops e mentorias de: learning agility e como usar dados para impulsionar suas vendas e jurídico, por exemplo.