ASN PR Atualização
Compartilhe

Incubadora de startups é inaugurada em Colombo

A Grape Tech é uma parceria entre Prefeitura, IFPR, Acic e Sebrae/PR para impulsionar o empreendedorismo e os negócios inovadores
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Nesta segunda-feira (5), foi inaugurada a primeira incubadora de startups de Colombo: a Grape Tech. Um dos momentos mais importantes do evento foi a assinatura do termo de cooperação que estabelece a gestão da incubadora, demonstrando o compromisso das partes envolvidas com o projeto, que pretende promover a inovação e o empreendedorismo no município.

O lançamento é resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Associação Comercial e Industrial de Colombo (Acic) e o Sebrae/PR. As instituições se uniram com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores na região.

Weliton Perdomo, gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, afirma que a incubadora surge como uma oportunidade para empreendedores inovadores e startups, oferecendo apoio, mentorias, consultorias e conexões com investidores.

“Essa parceria entre o Sebrae, o IFPR e a prefeitura, juntamente com entidades do Estado e do município, fortalece o ecossistema de inovação local. A presença de profissionais, professores e especialistas dedicados a oferecer suporte aos empreendedores impulsionará o crescimento dos negócios”, projeta o gerente.

Inovação para empreender

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Colombo, Plínio Schmidt, a incubadora servirá de suporte para os empresários e futuros empreendedores do município, oferecendo um ambiente propício para transformar ideias em realidade.

“Hoje em dia, a inovação e a tecnologia são essenciais para que qualquer tipo de negócio consiga ser competitivo. A incubadora vai apoiar empreendedores no crescimento de suas empresas e na criação de negócios viáveis”, explica o secretário.

Para o coordenador de Política Estadual da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI), Giles Balbinotti, o lançamento dessa incubadora está alinhado com a meta de tornar o Paraná o estado mais inovador do Brasil.

“Assim como os outros parceiros dessa iniciativa, acreditamos que a tecnologia deve ser um meio para alcançar um objetivo principal: atender às necessidades da população. Por isso, defendemos a governança da tecnologia para simplificar a vida das pessoas por meio de soluções práticas, e a Grape Tech é a concretização desses objetivos em comum.”

Edital será lançado em breve

A incubadora está prestes a lançar seu primeiro edital de incubação, visando selecionar 12 projetos presenciais. Segundo Marco Aurélio Gastão, coordenador de projetos da prefeitura, uma equipe qualificada será encarregada de avaliar as propostas submetidas no edital. Os projetos escolhidos terão a chance de estabelecer-se na incubadora e acesso a conteúdos especializados para alavancar seus empreendimentos.

“A incubadora está pronta para se tornar um centro de ideias, pesquisa e desenvolvimento. Com foco principal em robótica, agronegócio, alimentação e gestão de processos, espera-se que se torne um celeiro de soluções criativas e empreendimentos promissores”, afirma Gastão.

De acordo com Eduardo Kloc, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFPR, serão disponibilizadas vagas específicas para cada etapa do processo, com foco na pré-incubação.

Durante essa fase, alunos e empreendedores receberão suporte em gestão de projetos, elaboração de planos e desenvolvimento de habilidades de gerenciamento e gestão de pessoas. Além disso, a incubadora busca atrair investidores interessados em colaborar com esses projetos.

“Por meio dessa iniciativa, a região busca não apenas gerar novos negócios, mas também cultivar uma cultura empreendedora que estimule o desenvolvimento tecnológico e inspire empreendedores em todo o País”, diz o professor Kloc.

Primeiro caso de sucesso

Antes mesmo do lançamento formal do edital, a incubadora possui um exemplo de êxito. Alunos do IFPR desenvolveram um aplicativo destinado aos ciclistas, e a ideia despertou o interesse de especialistas, inclusive de fora do País. Os estudantes receberam um convite para apresentar o projeto perante uma banca de especialistas na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O aplicativo Join Bike foi criado para promover a segurança e a interação entre os ciclistas, permitindo que os usuários encontrem companheiros de pedalada, criem eventos, confiram as avaliações e os comentários dos usuários.

O app surgiu a partir da necessidade pessoal dos criadores e está sendo desenvolvido no Instituto Federal do Paraná com o apoio e a mentoria dos professores. O projeto envolve uma equipe de bolsistas e conta com o apoio do Sebrae/PR e da prefeitura para expandir sua atuação.

“O mais recompensador é que a nossa iniciativa tem despertado interesse e motivação, inspirando outras pessoas e mostrando a importância de projetos inovadores em escolas públicas”, conta Gustavo Kopp, um dos jovens idealizadores do aplicativo.

  • colombo
  • incubadora
  • sebrae
  • sebrae paraná
  • Sebrae/PR;
  • tecnologia