Os empreendedores de Colombo serão contemplados com a primeira incubadora de startups do município. O evento de inauguração da Grape Tech está marcado para o dia 5 de junho, às 11h. A iniciativa é resultado do trabalho conjunto entre o Sebrae/PR, a Prefeitura de Colombo – por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Colombo (Acic).
O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, explica que incubadora foi criada para apoiar estudantes e empreendedores locais que desejam entrar no mercado de startups.
“Essa iniciativa faz parte do programa de inovação tecnológica de Colombo e certamente vai criar oportunidades valiosas para os empreendedores do nosso município. Além disso, a proximidade da incubadora com o Instituto Federal de Educação cria um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos tanto dos empresários quanto dos alunos”, afirma o prefeito.
Michael Douglas Camilo, coordenador de Inovação no Sebrae/PR, destaca que a incubadora é um ativo tecnológico importante para o desenvolvimento econômico das cidades.
“O papel do Sebrae é estimular o empreendedorismo e a inovação. Por isso, estimular o surgimento e o aprimoramento de incubadoras no Paraná é uma maneira de fomentar negócios com alto valor agregado”, diz o coordenador.
União de esforços
Alfredo Lopes Junior, vice-presidente da Acic Colombo, lembra que a criação da Grape Tech, que está localizada junto ao campus do IFPR no município, foi possível graças à contribuição de diversos órgãos e setores da comunidade.
“Com a presença da incubadora, teremos a oportunidade de fomentar projetos e desenvolver a tecnologia local, oferecendo aos estudantes e empreendedores a chance de transformar suas ideias em produtos comercializáveis, gerando assim renda e emprego para a população da nossa região”, fala o vice-presidente.
De acordo com Eduardo Takao, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFPR, a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de novos produtos, serviços e mercados são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico.
“Ao trabalhar em conjunto, essa rede de apoiadores busca a inovação como base para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e mercados”, acrescenta o diretor.