O Sebrae/PR e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) assinaram na manhã desta quarta-feira (03), em Francisco Beltrão, na sede da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), o termo de cooperação para o Programa de Inovação para Negócios Tradicionais.
A iniciativa abrangerá cinco municípios da região sudoeste do Paraná: Dois Vizinhos, Palmas, Pato Branco, Francisco Beltrão e Realeza. A assinatura do termo contou com a presença do diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, que destacou a importância do programa para o desenvolvimento dos negócios regionais.
“Esse programa é resultado do nosso posicionamento, de estarmos ainda mais próximos dos empreendedores, por meio de parcerias com as entidades e conectarmos estratégias e produtos. Queremos trabalhar unidos com o propósito de fomentar o desenvolvimento dos municípios”, afirma Rissete.
Para o presidente da Cacispar, Edilberto Minski, a união em prol do programa demonstra que as instituições estão focadas no desenvolvimento regional.
“A parceria com o Sebrae vem ao encontro desse crescimento e oportunidades que sonhamos para os nossos empresários. Uma visão conjunta que fortalece o nosso ecossistema e reforça esse compromisso de diversas entidades de oportunizar, aos empreendedores, possibilidades de aperfeiçoamento”, destaca Minski.
Foram mais de 120 empresas, entre micro e pequenas, inscritas. Agora, elas estão sendo avaliadas por critérios técnicos como: cultura inovadora, tecnologia, produtividade, redução de custos, experiência do cliente, mercado atual e novos mercados. As selecionadas passarão por workshops e consultorias.
O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral, pontuou a importância da inovação nos diversos setores produtivos regionais.
“Inovar é essencial dentro do contexto que vivemos. É fundamental dentro das empresas que buscam ir além do que entregam, atualmente. O grande propósito desta parceria é podermos oferecer oportunidades aos empreendedores através, principalmente, de conhecimento”, conclui.
No total, serão selecionadas 15 empresas de cada cidade participante do projeto, que serão acompanhadas por Agentes Locais de Inovação (ALI). A previsão é de que participem do programa 75 negócios até o final de 2023 e outros 75 até julho de 2024.