A Software by Maringá (SbM), a Incubadora e Parque Tecnológico Maringatech, com o apoio do Sebrae/PR e da Câmara Técnica de TIC do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), assinaram, nesta semana, termo de cooperação técnica, a fim de formalizar o apoio mútuo nas iniciativas para fortalecer o setor de tecnologia e o ambiente de inovação da cidade.
Participaram da reunião de formalização da cooperação o presidente da SbM, Joelson Fila Andrade, o diretor executivo da Software By Maringá, João Williann, o vice-presidente da Incubadora e Parque Tecnológico Maringatech, José Roberto Pinheiro de Melo, o presidente da Câmara Técnica de TIC do Codem, Robinson Patroni, o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, e o consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann.
A iniciativa vem do desdobramento da metodologia do Sebrae/PR que permite monitorar o grau de maturidade de um ecossistema setorial. De acordo com a análise, o ecossistema do setor de TI já é conectado e também um grande promotor da pauta inovação dm Maringá, entretanto, ainda há oportunidades para a realização de ações sistematizadas.
“Notamos que a vertente de integração com ambientes de inovação tem espaço para ações sistematizadas. Este termo materializa muitas ações que já fizemos em conjunto no passado, como consultorias, programas de formação e capacitações dentro do bioma de inovação, mas abre um leque ainda mais forte para a construção de ações futuras”, explica Kretzmann.
Para o vice-presidente da Incubadora Tecnológica de Maringá e Maringatech, José Roberto Pinheiro de Melo, o termo aprofundará a relação da incubadora e do parque tecnológico com o ecossistema.
“Temos parcerias, mas ainda percebemos que há ações isoladas, sem que haja uma união maior para um objetivo específico. Com esse compromisso, certamente as ações em conjunto passarão a acontecer de forma mais efetiva”, comenta.
O presidente da Câmara Técnica de TIC do Codem, Robinson Patroni, destaca que a parceria poderá gerar impactos positivos para várias vertentes econômicas de Maringá, a exemplo do agronegócio, educação, turismo, metalomecânica, além do setor de TIC.
“Temos trabalhado para que as ações se tornem mais relevantes para o desenvolvimento local. Com a assinatura do termo e com essa parceria alcançando e gerando mais conexão e sinergia entre outros diversos atores, nosso bioma de inovação ganhará mais força”, completa Patroni.
Feira do Empreendedor 2023
Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.