Ponta Grossa foi palco, nesta quinta-feira (30), do lançamento da quarta edição da Coleção Campos Gerais de Artesanato, projeto da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur Campos Gerais), em parceira com o Sebrae/PR, e dos novos produtos de experiência turísticas do Paraná – Campos Gerais, projeto de atuação da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, uma iniciativa do Sebrae Nacional, em evento realizado no Premium Vila Velha Hotel. A noite foi marcada por uma novidade para a região, o Metaverso para o turismo, canal para promover e comercializar as experiências turísticas de Ponta Grossa e da região.
Tendência em todo o mundo, o Metaverso é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias. É semelhante a um jogo de videogame, onde é possível criar seu próprio avatar, interagir com outros participantes, em um ambiente previamente programado.
“Estamos abrindo novos horizontes para o turismo local. Com essa iniciativa, as experiências dos Campos Gerais poderão ser vivenciadas de maneira interativa, promovendo eventos, palestras, encontros e atendimentos no ambiente virtual”, destaca o secretário de Turismo, Paulo Stachowiak.
Fruto de uma parceria entre o Sebrae/PR, a Prefeitura de Ponta Grossa e a startup curitibana de tecnologia Belezaland, o ambiente virtual, conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, agrega valor às experiências turísticas e torna os destinos e passeios mais conhecidos, integrando e conectando os mundos real e virtual por meio de tecnologias, sendo mais uma forma de promoção para estimular a atenção do turista.
“Estimulamos a inovação em diversos setores e com o turismo não é diferente. É mais uma forma de aproximar os empresários com novos clientes, pois o ambiente virtual torna acessível essa interação, facilitando a realização de reuniões, compras, visitas aos empreendimentos, atendimentos, entre outros”, diz a consultora.
Além do Metaverso, os turistas passam a contar com a Coleção Campos Gerais, projeto que tem o objetivo de promover e desenvolver a região por meio de sua produção cultural e de produtos turísticos inovadores. Vinte e cinco artesãos e profissionais criativos participaram de workshops sobre inovação, mercado e consultorias para o desenvolvimento de 66 novos produtos, entre ímãs de geladeira, bordados, bolachas decoradas, chocolates, lápis, joias, artesanato em palha e madeira, entre outros.
Entre eles, está a artesã ponta-grossense Edilene dos Santos Ogura, que criou três versões de bolachas decoradas com glacê, com a taça de Vila Velha, a Maria fumaça e a fachada da Estação Saudade.
“Desde quando comecei a trabalhar com bolachas decoradas, eu tinha o sonho de trazer nelas os pontos turísticos de Ponta Grossa. Considero que esse foi o momento oportuno, pois tenho mais domínio da técnica e espero vender, além dos meus meios oficiais, em hotéis da cidade e atrativos turísticos”, cita.
O diretor da Adetur Campos Gerais, Guilherme Forbeck, destaca a satisfação em realizar mais uma edição da Coleção, que oportuniza abertura de mercado e visibilidade aos participantes em edições anteriores.
“A Coleção visa divulgar a oferta turística da região. Contribui ainda para o fortalecimento da identidade da região turística, trazendo até curadoria para os produtos selecionados, oportunizando incremento na qualidade, com posterior divulgação desses produtos”, frisa.
Novas experiências
O evento foi marcado pelo lançamento de 32 novos produtos de experiências turística, projeto de atuação da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos que, no Paraná, teve a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), de entidades do Conselho Estadual de Turismo do Paraná (Cepatur), em especial do Observatório de Turismo do Paraná (Obstur) e das Instâncias de Governança Regional do Turismo (IGRs) e das prefeituras municipais.
Os produtos foram criados na Jornada de Formatação de Produtos de Experiência, que teve início em maio deste ano, e contemplou uma programação com workshops, imersão, mentorias, dentre outros conteúdos. A iniciativa do Sebrae/PR contou com a parceria das prefeituras de dez cidades da região.
Na Jornada, os empresários foram sensibilizados sobre o que é experiência do turismo, na prática, e sobre o que são produtos inovadores. A ação é um dos focos do Destino Turístico Inteligente (DTI), que tem como premissas o turismo inovador, tecnológico, sustentável e acessível, que colabore com o desenvolvimento econômico e na promoção de qualidade de vida local.
A administradora da Fazenda Luz, em Ortigueira, Rafaela Janson de Souza, acreditou no potencial do empreendimento, que recebe grupos de até oito pessoas para hospedagem, passeios de cavalo, caiaque, quadriciclo e trilhas, para oferecer experiência turística com o produto ‘Um dia típico de roça’, para estudantes desde a educação infantil até o ensino médio.
“Estamos preparados para receber grupos escolares de até 42 pessoas para um dia na fazenda, onde poderão acompanhar o plantio e a colheita, além de vivenciar a criação de galinhas e coelhos, por exemplo”, explica.
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, destaca a importância dessas iniciativas para a promoção do turismo local e regional.
“A Coleção Campos Gerais é um verdadeiro tesouro que expressa a riqueza cultural e histórica de nossa região. Esses produtos não apenas representam nossas raízes, mas também oferecem aos visitantes uma oportunidade de levar consigo um pedaço das experiências inesquecíveis vivenciadas aqui”, destaca.
A consultora do Sebrae/PR reforça que, tanto a Coleção Campos Gerais quanto os produtos de experiência turística visam estimular a criatividade e fomentar o setor. Em ambos os casos, os empresários participaram de jornadas, que contemplaram diversas ações, como capacitações, mentorias, consultorias, entre outros.
“A ideia é possibilitar, por meio da Coleção Campos Gerais, que os turistas levem uma lembrança criativa e inovadora para casa e, com os produtos de experiência turística, que possam ter uma vivência inesquecível no destino escolhido”, pontua Nádia.