Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN PR 06/07/22 às 16:52 Atualização 06/07/22 às 18:44
Compartilhe

Parceria entre Sebrae e Rally dos Sertões 2022 promoverá concurso gastronômico entre pequenos negócios

Por Redação
ASN PR 06/07/22 às 16:52 Atualização 06/07/22 às 18:44
Compartilhe

Em 2022, competição vai cruzar o Brasil passando pelos municípios paranaenses de Foz do Iguaçu, que será ponto de partida, e Umuarama

Para celebrar os 30 anos do Rally dos Sertões e os 50 anos do Sebrae, a edição 2022 da prova será histórica. O Sertões vai cruzar o Brasil de Sul a Norte, na maior prova do mundo em trechos cronometrados – 4.811km, de um total de 7.211km de percurso. Os 15 dias de aventura também serão marcados pela premiação dos pequenos negócios localizados nas cidades por onde passará a prova. O Sebrae, em parceria com o evento, realiza o concurso gastronômico Sabores do Sertões 2022 – Estrela Sebrae 50 + 50. A iniciativa vai contemplar restaurantes localizados nos municípios incluídos na rota do rally, que terá a largada em Foz do Iguaçu (PR), dia 27 de agosto, e a chegada em Salinópolis (PA), em 10 de setembro.

Cada restaurante terá o desafio de elaborar um prato, doce ou salgado, que represente o sabor da região, utilizado ingredientes locais. Os participantes deverão escolher um ingrediente, de acordo com sua localização, que será obrigatoriamente utilizado no preparo do prato, a partir da lista disponível no regulamento do concurso.

Entre os ingredientes definidos para Foz do Iguaçu (PR), que será o ponto de partida do Rally dos Sertões, estão o cordeiro, a mandioca e o chimichurri. Para os estabelecimentos de Presidente Prudente (SP), que faz parte da 3ª etapa do trajeto, por exemplo, os ingredientes incluem batata doce, mel, mandioca e derivados.

O diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, ressalta que o concurso gastronômico será uma oportunidade de destacar o melhor da gastronomia local de cada uma das cinco regiões do país. “De forma inédita, o Rally dos Sertões vai ter um percurso que vai cruzar o país, saindo do sul ao norte e se tornará uma grande amostra da culinária, com valorização de ingredientes regionais, sem contar com a promoção do empreendedorismo local que deve ser positivamente impactada”, comenta.

O Sebrae vai oferecer suporte para os empreendedores que querem participar do concurso gastronômico em todos os 14 municípios incluídos na rota do Rally dos Sertões 2022. São eles: Foz do Iguaçu (PR), Umuarama (PR), Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Costa Rica (MS), Barra do Garças (MT), São Félix do Araguaia (MT), Palmas (TO), Mateiros (TO), Bom Jesus (PI), Balsas (MA), Imperatriz (MA), Paragominas (PA) e Salinópolis (PA).

Além disso, os donos de pequenos negócios dessas cidades vão contar com capacitações do Sebrae em diversas áreas de gestão, de acordo com as necessidades de cada local. A atuação da instituição, em parceria com o evento, é conhecida por fomentar o desenvolvimento local das comunidades que recebem as competições, levando capacitação, inovação e crescimento econômico.

30 anos de resultados positivos

Na edição do ano passado, mesmo com a pandemia, foram mais de 350 empreendedores capacitados com as ações do Sebrae. Em pesquisa realizada com os pequenos negócios locais, o Rally dos Sertões 2021 proporcionou aumento no faturamento das empresas, além de oportunidade de aprimoramento da gestão e incentivo ao desenvolvimento do potencial dos negócios.

Foto Mídias Sertões

“São 30 anos de Sertões! Mais de 120 cidades percorridas ao longo destes anos. É com muita satisfação que renovamos pelo quarto ano seguido a parceria com o Sebrae, ainda mais num ano tão icônico. O Sertões é muito mais do que um rally. Movimenta toda a cadeia produtiva do turismo, incrementando a economia das cidades por onde passa e promovendo os destinos”, ressalta a diretora executiva do Sertões, Leonora Guedes. “A ação de capacitação que o Sebrae realiza com as pequenas empresas preparando as cidades para receberem um evento dessa grandiosidade e o Concurso Sabores do Sertões motiva os restaurantes a promoverem a gastronomia das regiões e gera engajamento dos pequenos empreendedores. Nosso propósito é deixar um legado e parceiros como o Sebrae nos ajudam a tornar tudo isso uma realidade”.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF
Aviso de Cookies

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.