A Sala do Empreendedor do município de Ipiranga, localizada na região dos Campos Gerais, alcançou um feito inédito ao receber o Selo Diamante do Sebrae Nacional. Esta certificação, concedida aos parceiros mais bem pontuados no Selo Sebrae de Referência em Atendimento 2023, destaca a excelência no apoio ao empreendedorismo local. O resultado foi anunciado em 7 de maio, e a cerimônia de premiação será entre os dias 9 e 11 de julho, em Brasília. A Sala de Ipiranga é a única entre os 41 municípios da Regional Centro do Sebrae/PR, sediada em Ponta Grossa, a conquistar este reconhecimento.
Com pontuação de 99,99, a Sala do Empreendedor de Ipiranga foi avaliada por critérios qualitativos e quantitativos. As avaliações incluíram análises de clientes ocultos que verificaram a qualidade do atendimento, a cordialidade, o conhecimento técnico dos funcionários, a oferta de soluções específicas para empreendedores, a divulgação eficaz dos serviços disponíveis e a realização de eventos de capacitação e treinamento de equipe, entre outros aspectos.
“Com relação a 2023, obtivemos o Selo Ouro na etapa estadual e, com isso, fomos para a etapa nacional, com a obtenção do Selo Diamante. É gratificante esse reconhecimento. A gestão atual nos deu todo o suporte e ferramentas necessárias para alcançarmos esse resultado, com estrutura e contratação de pessoal, além do apoio do Sebrae que é nosso parceiro”, comenta a coordenadora da Sala do Empreendedor de Ipiranga, Simone Lovato, ao relembrar que, em anos anteriores, a Sala havia sido reconhecida com os Selos Ouro e Prata, nas etapas estaduais.
Desde março de 2021, a Sala do Empreendedor opera dentro do Espaço Cidadão, que também abriga a Agência do Trabalhador, a Fomento Paraná, o Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal e um ponto de serviço da Associação Comercial e Empresarial de Ipiranga (Acei). Esse movimento representou um marco significativo, conforme Simone, proporcionando à Sala do Empreendedor a estrutura necessária para melhorar a qualidade do serviço prestado e alcançar os empreendedores da cidade de forma mais eficiente.
“Apesar de existir desde 2012, a Sala funcionava em um pequeno ambiente, dentro de outro espaço. Não fazíamos os registros de atendimentos, por falta de pessoal e consequentemente tempo hábil. O marco principal da Sala foi a partir de 2021, no qual conseguimos toda a estrutura necessária para avançarmos a qualidade do serviço prestado e chegarmos com mais eficiência junto aos empreendedores da cidade”, lembra.
Segundo ela, o trabalho de conscientização, realizado porta a porta pela equipe da Sala do Empreendedor, especialmente considerando a ausência de um sistema de cadastro das empresas locais, começou a render frutos significativos a partir de 2021, quando registrou 331 microempreendedores individuais (MEI) assistidos. Em 2023, a Sala conseguiu atender 72,9% dos microempreendedores individuais locais e, em 2024, já são 330 microempreendedores individuais assistidos somente nos primeiros quatro meses do ano, mostrando um aumento ainda maior de alcance das empresas.
“Nosso público aprendeu o caminho para se capacitar, buscar suporte e orientação. Hoje, somos referência no que fazemos, isso é muito gratificante”, comemora.
O resultado é celebrado pela consultora do Sebrae/PR, Gabriela Cipriano. A instituição é parceira na iniciativa.
“A conquista reflete o compromisso da equipe da Sala do Empreendedor em oferecer serviços de qualidade aos empreendedores locais, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico da cidade e a geração de empregos e renda”, reforça.
Premiação
Ao todo, o Sebrae Nacional concedeu o Selo Diamante a 148 Salas no País, sendo que 44 são do Paraná, o estado com maior número na categoria Diamante. O Selo é uma metodologia de avaliação que tem a finalidade de reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e pelos parceiros a empreendedores locais, além de estimulá-los a aprimorar o atendimento ao microempreendedor individual (MEI).
O Selo Diamante é concedido aos parceiros mais bem pontuados na categoria Ouro nos estados. Os critérios de avaliação do atendimento refletem as necessidades mapeadas nas mais variadas jornadas dos clientes que passam pelas Salas do Empreendedor e parceiros em diversos momentos do ciclo de relacionamento: prospecção, atendimento e pós-atendimento, tanto nas interações presenciais quanto remotas ou digitais.
O serviço
As Salas do Empreendedor são pontos de atendimento junto a prefeituras municipais que oferecem serviços exclusivos aos microempreendedores individuais (MEI), facilitando processos de abertura, regularização e baixa de empresas, além de orientações e capacitações. No Paraná, são 373 Salas, em 360 municípios.