ASN PR Atualização
Compartilhe

Turismo e negócios: rodada movimenta cerca de R$ 3 milhões durante Festival das Cataratas

Promovida pelo Sebrae/PR e Fecomercio PR, rodada foi um dos destaques do evento
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Quarenta e três empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar os produtos e serviços durante a rodada de negócios do Festival das Cataratas, que ocorreu de 5 a 7 de junho, em Foz do Iguaçu. A rodada, organizada pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, teve como objetivo gerar conexões entre potenciais fornecedores e compradores do setor turístico e, após 140 encontros, o resultado foi assertivo.

A empresária Cristiane Ortolan é sócia-proprietária de uma agência de viagens de Cascavel. Segundo ela, a rodada gerou negócios importantes.

“A rodada trouxe novas possibilidades de negócios e parcerias comerciais que apenas caminhando em estandes do Festival não seriam possíveis. Foi um momento de falar de negócios de forma objetiva. Tive excelentes conexões e fiz contato com parceiros que não conhecia”, revela.

Além de prospectar, ela garante que conseguiu resultados relevantes.

“No momento da rodada, saiu um bom negócio para a nossa empresa. Foi ótima, inclusive, já sugeri para que os nossos parceiros compareçam no próximo ano”, complementa.

A consultora do Sebrae/PR, Maisa Silvestre, enalteceu a iniciativa e reforçou que estas conexões são valiosas para os empreendedores.

“É um evento que reúne as grandes operadoras turísticas, além de representantes de destinos e soluções para o setor. Nos estandes, os participantes conhecem serviços, mas é nas rodadas que essas conexões podem ser aprofundadas. No Festival, esse modelo foi aprovado e trazemos em todas as edições, justamente para reforçar as pontes de negócios durante o evento”, enfatiza.

Ao final da rodada, a estimativa é que pelo menos R$3 milhões foram projetados nas negociações feitas durante os encontros entre os participantes.

Experiências turísticas

Além da rodada, o Sebrae/PR levou ao Festival das Cataratas uma experiência imersiva nas experiências turísticas do Estado, aguçando os sentidos e incentivando os visitantes a conhecerem as belezas paranaenses. No espaço chamado de “Túnel Sensorial”, os visitantes puderam provar as balas de banana de Antonina; sentir o aroma e textura da camomila de Mandirituba; a textura das maquetes Curta Curitiba; o aroma da ponkan de Cerro Azul; o aroma dos Campos Gerais; a textura da caixa das emoções, que traz elementos em memória ao movimento do tropeirismo; além dos aromas e a texturas da erva-mate São Matheus, do sul do Paraná, da cevada e do café do norte pioneiro.

Experiências turísticas estão expostas de forma imersiva, no Festival. Fotos: Camila Agner

No Espaço, também foram realizadas palestras e apresentações dos atrativos. Um dos empreendedores que se apresentou foi Lucas Henrique Los, sócio proprietário do vilarejo holandês Het Dorp, em Carambeí, região dos Campos Gerais. Ele falou sobre o empreendimento, fundado há pouco mais de dois anos, que é destaque no roteiro dos lavandários no Paraná e que também oferece aos visitantes uma imersão na cultura holandesa.

“Já temos um número grande de visitantes, mas percebemos que o nosso potencial é ainda maior. Por isso, viemos até aqui para apresentar o nosso espaço, mostrar o que temos lá e incentivar as pessoas a irem conhecer e prestigiar. Carambeí já tem atraído muitos turistas e nosso objetivo é fazer com que os viajantes incluam o nosso vilarejo no roteiro, podendo viver uma experiência diferente conosco”, comenta Lucas.

Irmãos Los apresentaram o Het Dorp, de Carambeí, durante programação do Festival.

Durante a apresentação, ele e o irmão, Paulo Los, evidenciaram algumas das atrações disponíveis no vilarejo, tais como a colheita da lavanda, passeio e piquenique nos lavandários, visita à queijaria e ao museu da lavanda, parquinho para as crianças e compra de lembrancinhas, produzidas no local, com as lavandas e as ervas produzidas no local.

“Mostramos também algumas das novidades previstas para os próximos meses. Já estamos construindo um café e os chalés para hospedagem. É uma constante evolução e estamos muito felizes em poder trazer o nosso vilarejo para o Festival das Cataratas por meio do Sebrae/PR”, conclui.

Apresentações abordaram diversos assuntos relacionados ao turismo.

Caravana de empresários e parceiros
Para incentivar os negócios, Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com as instâncias de governanças regionais Adetur Litoral e Adetur Rotas do Pinhão, organizaram uma caravana com 33 empresários e parceiros do Litoral, de Curitiba e da Região Metropolitana, para o Festival das Cataratas. As caravanas empresariais têm como objetivo proporcionar troca de conhecimentos, acesso a novas tecnologias e oportunidades de networking.

Sobre o Festival

A 19ª edição do Festival das Cataratas, realizada de 5 a 7 de junho em Foz do Iguaçu (PR), segundo a organização do evento, registrou a passagem de 10.722 participantes e apresentou 1.246 marcas na tradicional Feira de Turismo e Negócios – números recordes dentre as demais edições.

“Mais do que proporcionar um espaço para a geração de negócios, o Festival é cenário de reencontros, network, conhecimento e confraternização entre os profissionais do trade”, destaca o idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli.

-

  • festival das cataratas
  • negócios e turismo
  • turismo