ASN PR Atualização
Compartilhe

Inverno Paraná: seminário aborda o turismo na estação mais fria do ano

Evento contou com a presença das 12 instituições, empreendedores e palestra de especialistas em turismo de inverno
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Para atrair turistas em busca de atrações na estação, 12 instituições apresentaram o Inverno Paraná, movimento conjunto para fortalecer o turismo paranaense durante o período de inverno. Nesta quinta-feira (25), foi realizado na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, o Seminário 2024 Inverno Paraná, que reuniu empresários e lideranças do segmento, além de representantes de instituições empresárias do segmento e do governo do Estado.

O seminário contou com palestras de especialistas do segmento, como Paulo Nauiack, superintendente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, e Márcio Nunes, secretário de Estado do Turismo, além de Enzo Arns, presidente do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau, apresentando a expertise do inverno na Serra Gaúcha. Também foi realizada rodada de networking com os empresários presentes.

Sede do Sebrae/PR Curitiba recebeu nesta quinta-feira (25) o Seminário Inverno Paraná 2024. Fotos: Andressa Miretzki

Vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio PR, Darci Piana, enalteceu a parceria das ações do governo, empreendedores e instituições pelo fomento ao turismo.

“O Paraná registrou em 2023 um crescimento de 10% nas atividades turísticas em relação a 2022, maior índice da região e o quarto do Brasil, segundo levantamento da Secretaria de Turismo. Com isso, o setor criou 6,7 mil novos empregos formais. Turismo se faz em conjunto com o governo do Estado, com a iniciativa privada, entidades do setor e empresários”, descreveu.

Vice-governador Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio PR, destacou a convergência de esforços para desenvolver o setor

Joailson Agostinho, gerente da Regional Curitiba do Sebrae/PR, destacou a união de esforços para a realização do Inverno Paraná.

“Nós acreditamos no fortalecimento e empoderamento das governanças locais, para que o potencial turístico atraia investimentos para determinada cidade e região, reverberando em todo o Estado. E o setor tem a maioria de micro e pequenas empresas, o que nos motiva a trabalhar ainda mais pelo seu desenvolvimento”, reforçou.

Para Luís Fernando Menuci, presidente da Abrasel Paraná, a intenção do movimento pelo Inverno Paraná é fazer um trabalho similar ao da Serra Gaúcha.

“O inverno que temos em várias regiões do Estado, principalmente em Curitiba, capital mais fria do País, potencializa o setor turístico da estação. Temos os atrativos da região dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, no Parque Vila Velha, em Guarapuava, São Luiz do Purunã e Palmas, onde não é difícil vermos neve. Além disso, como estado sulino, temos cidades tradicionais com uma estrutura turística maravilhosa, bons restaurantes e hotéis, como Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, que têm o verão quente e o inverno mais ameno, para quem foge do frio”, detalha.

Seminário reuniu empresários e lideranças do Paraná

O Inverno Paraná é realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV-PR), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Paraná), Associação Comercial do Paraná (ACP), Rede Empresarial do Centro Histórico, Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), Sebrae/PR, Sistema Fecomércio PR, Sesc e Senac, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), Viaje Paraná e Governo do Estado do Paraná.

Ao final do dia, foi realizado na sede do Sebrae/PR o lançamento do Festival de Inverno do Centro Histórico, em Curitiba.

-

  • inverno
  • Inverno Paraná
  • turismo