Com o apoio do Sebrae/PR, o município de Realeza, no sudoeste do Paraná, está fomentando o desenvolvimento econômico e social por meio de ações estratégicas e estruturadas, com a participação da comunidade, do poder público e setor privado. O Programa de Desenvolvimento Econômico para as Cidades (Prodec) foi lançado no município e vai contribuir para fortalecer o ambiente de negócios e gerar mais oportunidades locais.
O consultor do Sebrae/PR, Francisco Wildes, enfatiza que o programa representa um passo importante na construção de uma cidade cada vez mais pujante.
“O Prodec vem para identificar setores a serem desenvolvidos e como isso deverá acontecer, com quais estratégias. Neste sentido, o engajamento da sociedade e dos setores público e privado é fundamental. Estamos muitos otimistas neste trabalho conjunto visando o desenvolvimento de Realeza para os próximos anos”, afirma Francisco.
De acordo com o cronograma do Prodec, a partir de agora acontecem as entrevistas com lideranças municipais. A ideia é coletar informações que sirvam de apoio para a criação de Câmaras Técnicas que atuarão no desenvolvimento dos diversos setores, como comércio, indústria, serviços, agronegócio, entre outros.

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Realeza, Paulo Bueno, a iniciativa reforça a importância de um planejamento de longo prazo.
“Entendemos que este é um dos trabalhos mais relevantes realizados pela Administração Municipal, essencial para impulsionar o desenvolvimento de Realeza especialmente nos próximos anos, pensando em construir um futuro mais próspero para todos”, pontua Paulo.
Incentivo
O presidente da Associação Comercial de Realeza (Aciar), Adilson de Azevedo, lembra que a iniciativa reúne instituições, empresários e lideranças com o objetivo de promover a economia local, atrair investimentos e incentivar a inovação.
“Acreditamos que o Prodec vem para contribuir com o município de uma forma geral, especialmente com relação à implantação ou expansão de empreendimentos industriais e comerciais, gerando empregos, renda, em um equilíbrio entre o desenvolvimento e a sustentabilidade”, completa Adilson.
Prodec
O Programa de Desenvolvimento Econômico de Realeza adota metodologias que mobilizam lideranças do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, além de instituições de ensino. Seu objetivo é promover o crescimento sustentável da economia local, com foco especial no fortalecimento do ambiente de negócios, sobretudo para microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas.