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Turismo de experiência impulsiona pequenos negócios e fortalece identidade em Foz do Iguaçu

Empreendedores locais participam de jornadas que transformam produtos e vivências em experiências autênticas e criativas na Tríplice Fronteira
Por Thiago Leandro
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Foz do Iguaçu tem se destacado em ações que aliam o setor turístico a práticas inovadoras. O Sebrae/PR é parceiro de iniciativas importantes que valorizam o pequeno empreendedor, responsável por contribuir com o desenvolvimento econômico regional.

O Paraná vive um momento de expansão do turismo, e Foz do Iguaçu se destaca como escolha de destino. Até setembro de 2025 foram 3.307.817 visitantes nos pontos turísticos da cidade, conforme divulgado pelo governo do estado do Paraná.

O que chama a atenção é que recentemente foi confirmada, após pesquisa realizada pelo Fundo Iguaçu, 5 milhões de turistas por ano em Foz do Iguaçu, já que 35% dos visitantes não chegam a entrar no Parque Nacional, porém escolhem outras formas de conhecer ou aproveitar atrativos, como rede hoteleira e vivência local.

E é aí, que entra um nicho especial: o de experiência e identidade.

As Jornadas de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência e de Souvenires Inovadores surgem com o foco de apoiar empreendedores na criação de experiências e produtos originais que contam histórias inspiradoras, despertam emoções e, principalmente, valorizam o que a região da Tríplice Fronteira tem a oferecer.

Empreendedores passaram por etapas de preparação, entre mentorias e ferramentas de atendimento. Foto: Divulgação.

Os participantes formam um grupo de mais de 20 empreendedores que passaram por etapas de preparação, mentorias, encontros, ferramentas de atendimento e identificação de identidade.

O fechamento de todo esse processo será celebrado no dia 25 de outubro, no Mercado Público Barrageiro, com um Festival Gastronômico e uma Exposição de Souvenires Inovadores, momentos que apresentam ao público os resultados do trabalho dos participantes.

Jornada

Criada para apoiar empreendedores do turismo na construção de vivências autênticas e conectadas à identidade local, a Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência ajuda empresas a transformar serviços em experiências únicas.

O objetivo é fortalecer o turismo de experiência no Paraná, gerando identificação e competitividade para os pequenos negócios.

A consultora do Sebrae/PR, Maísa Silvestre, explica que a jornada busca transformar a maneira como os empreendedores enxergam o turismo.

“A ideia é vender não apenas um serviço, mas uma vivência. No caso de Foz, trabalhamos com a gastronomia porque ela é uma das principais experiências buscadas por quem visita a cidade. Queremos que os visitantes possam saborear o território e sentir o que há de mais genuíno na nossa cultura”, analisa.

Objetivo das Jornadas é fomentar o desenvolvimento econômico dos pequenos empreendedores de Foz do Iguaçu. Foto: Divulgação

O processo também incentiva os empreendedores a agregarem valor aos seus serviços e produtos.

Juliana Nasser, artista plástica em Foz do Iguaçu, conta que foi a oportunidade para ampliar seus conhecimentos e criar conexões com outros empreendedores da cidade.

“Quando fui inserida na jornada, valorizei essa oportunidade. Acredito ser de extrema importância para o meu trabalho, que é uma experiência que envolve arte, criatividade e também o conhecimento e o envolvimento dos participantes nos detalhes, no cheiro, na experiência sensorial que nós temos na nossa cidade, envolta de natureza”, descreve Juliana.

Juliana Nasser, ao centro, com parte do grupo formado durante Jornada. Foto: Divulgação.

Souvenires inovadores

Voltada para empreendedores e artesãos, a Jornada de Souvenires Inovadores, foi contratada pela Itaipu Binacional
em parceria com Itaipu Parquetec e Mercado Público Barrageiro e propõe uma nova forma de olhar para os souvenires: como expressões culturais e criativas da região, capazes de fortalecer a economia local e gerar identidade para os territórios.

A ceramista Dirceia Braga, que trabalha com artesanato há 24 anos, compartilha que a jornada possibilitou um olhar mais atento ao entorno e ao papel que seu trabalho desempenha na representação do lugar onde vive.

“Minhas peças podem difundir Foz do Iguaçu e seus atrativos junto aos turistas, fortalecendo essa área tão importante, que é o turismo, através do souvenir com identidade cultural. Entendi que as peças em cerâmica (souvenires) que desenvolvo representam esse olhar ao entorno, por meio da fauna local”, agrega Dirceia.

Uma das peças da ceramista, Dirceia Braga. Foto Divulgação.

A jornada surgiu da necessidade de resgatar o valor simbólico e afetivo dos souvenires que representam a região de fronteira.

Durante o processo, os participantes passaram por capacitações sobre empreendedorismo, precificação, fotografia, canais de venda e atendimento ao cliente, além de mentorias e rodadas de crédito.

“O souvenir não precisa ser apenas um artesanato tradicional. Ele pode ser uma geleia feita com frutas nativas, um kit de erva-mate local ou qualquer produto que traga a essência do nosso território. O importante é que ele tenha identidade, gere valor e oportunidade para quem produz”, destaca a consultora Maísa Silvestre.

Um dos pratos que representam a identidade regional. Foto: Divulgação

O encerramento das jornadas, com o Festival Gastronômico e Exposição de Souvenires Inovadores, acontece no dia 25 de outubro, no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu.

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